Pular para o conteúdo
Transparência

Aprovada em concurso diz que Nova Alvorada do Sul burlou convocação de enfermeiros

Candidata pede que o município exonere os comissionados e convoque os aprovados em concurso
Gabriel Maymone -
Nova Alvorada do Sul. (Foto: Alvorada Informa)

A enfermeira Laís Lissa Otsu Iwashira, de 25 anos, alegou na Justiça que o município de burlou a de candidatos aprovados em concurso da saúde.

Aprovada em 5º lugar no concurso para enfermagem, ela move ação judicial exigindo sua convocação.

Apesar de o concurso ter oferecido somente duas vagas, ela alega que existem dez em cargos comissionados, ou seja, por apadrinhamento político.

No processo, ela reforçou que o município “optou pela precarização dos serviços em detrimento da convocação de candidatos aprovados em concurso público”.

Isso significa que, para a candidata, o município deveria exonerar os comissionados e convocar os aprovados em concurso.

Por outro lado, o município manifestou no processo que não irá demitir os apadrinhados políticos para convocar os aprovados.

Como justificativa, o município alegou que “há de se ressaltar que eventual contratação temporária é precária, que pode ser rescindida a qualquer momento, dependendo do excepcional interesse da Administração, o que não ocorreria com a nomeação da requerente [candidata] para cargo efetivo que sequer possui vaga pura vacante”.

No caso, em vez de convocar enfermeiros aprovados em concurso, o município preferiu empregar enfermeiros temporários que não prestaram o certame, por ser mais fácil demiti-los conforme desejo do município.

Briga na Justiça

Edifício-sede da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul. (Foto: Rodrigo Rodrigues, PMNAS)

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Conforme o recurso de Laís, a prefeitura emprega 14 enfermeiros sem a exigência de concurso. No entendimento dela, já que ficou em 5º lugar, a vaga poderia ser dela.

Já a procuradoria jurídica, em sua justificava, afirmou “que a aprovação da candidata [Laís] fora do número de vagas inicialmente oferecidas no edital lhe confere, em regra, apenas mera expectativa de direito à nomeação, e não um direito subjetivo e incondicional”.

Continuou a procuradoria do município:

“A Administração Pública possui discricionariedade para nomear os candidatos aprovados de acordo com sua conveniência e oportunidade, respeitando a ordem de classificação e o prazo de validade do concurso.

A mera expectativa de direito somente se convola [forma verbal que significa mudar, alterar ou transformar de um estado, ou situação para outro], em direito subjetivo à nomeação em situações excepcionais, devidamente comprovadas, de preterição arbitrária e imotivada por parte da Administração. E não apenas, tal preterição deve ser robustamente demonstrada pela candidata, através de comportamento tácito ou expresso do Poder Público que revele a inequívoca necessidade de nomeação durante o período de validade do certame”.

Por fim, a procuradoria da prefeitura garantiu ter atuado dentro dos limites da legalidade e da discricionariedade, sem que houvesse qualquer ato que configure preterição arbitrária e imotivada, de modo a afastar sua pretensão.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued