Pular para o conteúdo
Transparência

Caarapó: vereador quer suspender contrato sem licitação com advogado alvo do MPMS

O parlamentar questiona a legalidade do acordo, que foi celebrado por inexigibilidade de licitação
Vinicios Araujo -
Prefeiutra de Caarapó firmou convênio com Itaipu para construir Unidade de Recicláveis. (PMC, Arquivo)
Prédio da Prefeitura de Caarapó. (PMC, Arquivo)

O vereador Celso Aparecido Capovilla Penha (PL) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Caarapó solicitando a suspensão preventiva de um contrato de R$ 259.920,00 firmado pela prefeitura para a prestação de assessoria e consultoria jurídica.

O parlamentar questiona a legalidade do acordo, que foi celebrado por inexigibilidade de licitação, e aponta uma possível duplicidade de funções.

O contrato, firmado com a empresa Igor de Melo Sousa – Sociedade Individual de Advocacia, é o alvo do Requerimento de Informações direcionado à prefeita Maria Lurdes Portugal (PL). O , que possui escritório na Capital, já foi alvo do Ministério Público de em contrato com o município de Ladário.

No documento, Capovilla argumenta que o município já dispõe de um “corpo jurídico próprio e fortalecido”, composto por seis profissionais, que recentemente tiveram seus salários reajustados em 43%. Para o vereador, a existência dessa estrutura interna torna a contratação externa desnecessária e contrária aos princípios da eficiência e da economicidade.

Para reforçar sua tese, o parlamentar citou três recomendações recentes do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que determinaram a revogação de contratos semelhantes em Ladário, e .

Nesses casos, a promotoria entendeu que a contratação de assessoria jurídica externa sem licitação era irregular por ausência de “singularidade técnica” e pela sobreposição de funções com os procuradores municipais.

Assim, o vereador cobrou que a prefeitura encaminhe à Câmara a cópia integral do processo de contratação e, principalmente, que suspenda preventivamente o contrato até que a documentação seja analisada pela Casa de Leis e pelos órgãos de controle, como o MPMS e o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).

O parlamentar também questiona se a gestão municipal tinha ciência dos precedentes do Ministério Público e quais medidas adotou para evitar a mesma situação em Caarapó.

Outro lado

A reportagem buscou também a prefeita Maria Lurdes, no entanto, até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued