Pular para o conteúdo
Transparência

Candidatas aprovadas em concurso de Agentes Socioeducativos pedem revisão do TAF

Candidatas pedem mudança apenas nos apoios
Renata Volpe, Dândara Genelhú -
Candidatos durante TAF. (Marcos Erminio, Jornal Midiamax, Ilustrativa)

As candidatas aprovadas no concurso de agentes socioeducativos de , estão preocupadas com o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF, marcado para 8 de novembro, em .

A convocação foi publicada nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Estado. Assim, o exame para o feminino é a flexão de braços de quatro apoios, 14 repetições; abdominal remador, 35 repetições e corrida de 12 minutos, 2.000 metros.

A preocupação das candidatas é justamente essa: um exame extremamente puxado e o curto tempo para que o edital seja corrigido.

Assim, um grupo de mulheres procurou a redação do Jornal Midiamax com pedido de atenção ao assunto.

Na semana passada, o deputado Pedro Caravina (PSDB) tinha se pronunciado sobre a mesma situação, entretanto, para o concurso da Polícia Civil.

Um documento pedindo a mudança foi protocolado no MPMS (Ministério Público), TCE (Tribunal de Contas) e Assembleia Legislativa. “No MPMS não tem nenhuma movimentação. Estamos preocupadas porque o exame é no próximo mês já”.

“O exercício previsto no item 10.3.2. a), ao apresentar que a flexão de braços de quatro apoios, se mostra uma cobrança não condizente com as atribuições do cargo e ainda extrapola o necessário para o desempenho das funções, justificando o pedido de alteração. Tendo ainda como justificativa para alteração solicitada o embasamento técnico-científico”, diz um trecho do pedido da mudança.

Segundo uma das denunciantes que não será identificada a pedido, a banca do concurso ignora as atribuições. “Faço esse pedido, pois aparentemente não estão dando atenção ao tema do TAF para agente, em atenção a convocação que foi publicada nesta segunda-feira constando os exercícios sem alteração e ainda referenciando a função errada, deixando claro que a banca apesar de receber para cada concurso está ignorando que as atribuições são distintas e não há base para manutenção do TAF”.

Por sua vez, as candidatas pedem a mudança no exame de aptidão física, sendo: flexão de braços de seis apoios, 14 repetições; abdominal remador, 35 repetições; corrida de 12 minutos, 2.000 metros.

De acordo com o edital, o candidato disporá de uma única tentativa para a execução de cada um dos testes.

A reportagem acionou a assessoria do MPMS. Segundo eles, o caso está sendo tratado pela 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos.

Notícia de fato

Posteriormente, o MPMS respondeu com encaminhamentos dados sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:

“O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu a Notícia de Fato n.º 01.2025.00011341-0 para apurar uma manifestação recebida pela Ouvidoria que questiona o edital do *Concurso Público de Provas SAD/SEJUSP/SAS/AGENTES/2025. O certame visa preencher vagas para o cargo de Agente Socioeducativo.

A manifestação, encaminhada à 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande solicita a alteração do item 10.3.2 do edital, referente ao Teste de Aptidão Física para o sexo feminino. A reclamante requer que o exercício de flexão de braços seja alterado de “quatro apoios” para “seis apoios”, alegando que o requisito atual é desproporcional, citando diferenças fisiológicas de gênero e o princípio da isonomia.

Em resposta, a Promotora de Justiça Paula da Silva Volpe, da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos abriu procedimento administrativo, no qual foi determinado o envio de ofício à SAD (Secretaria de Administração) e à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), solicitando esclarecimentos no prazo de 10 (dez) dias úteis”.

*Matéria alterada para acréscimo de posicionamento do órgão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

3ª edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta no Shopping Norte Sul

Operação desarticula organização que produzia armas para o Comando Vermelho

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Servidores do MPT e MPF fazem ato por valorização das carreiras com doação de sangue

Últimas Notícias

Esportes

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Sport vive um momento delicado na Série A

Cotidiano

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

Flamengo não teve problemas para construir a vitória

Trânsito

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Ainda não se sabe as causas do incêndio