Pular para o conteúdo
Transparência

Concurso do MPMS: após reprovação total, especialista alerta para ‘subjetividade’ de edital

Com abertura para avaliação imprecisa, edital amplia a margem para questionamentos e dificulta a contestação dos resultados
Vinicios Araujo -
mpms
Comentários sobre o concurso (Reprodução, X e Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A reprovação de todos os candidatos nas provas escritas e orais do concurso para Promotor de Justiça Substituto do MPMS (Ministério Público de ) acendeu um alerta entre concurseiros e especialistas da área.

Em entrevista ao Midiamax, a advogada Stéphanie de Sá, especialista em defesa de candidatos de concursos públicos, afirmou que episódios como o do MPMS, embora não comuns, também não são inéditos.

“Não é impossível que isso aconteça, mas quando há reprovação total, o caso exige uma atenção redobrada. Especialmente quando os critérios de avaliação envolvem elementos subjetivos como ‘coerência argumentativa’ e ‘poder de convencimento’, como consta no edital do MPMS”, pontua.

Segundo a especialista, critérios subjetivos, embora legalmente permitidos, ampliam a margem para questionamentos e dificultam a contestação dos resultados.

“É dever da banca justificar cada nota com base nos critérios previstos no edital, e isso deve ser feito antes mesmo da abertura do prazo para recursos. Sem essa fundamentação prévia, o à ampla defesa fica comprometido”, alerta.

Para a advogada, embora não haja dados estatísticos oficiais que comprovem uma suposta prática arrecadatória por parte de instituições que realizam concursos, o setor advocatício em que atua é constantemente procurado para intervir em indícios de dano à coletividade.

“É uma conduta que nós, na área de concurso, também questionamos, inclusive, em várias das nossas ações judiciais. Temos exemplos de certames que são realizados com habitualidade, muitas vezes de forma até anual, sem que haja prorrogação da validade do concurso a despeito da própria possibilidade prevista no edital. E isso levanta uma série de questionamentos sobre a legitimidade, a moralidade desses concursos, inclusive sobre o prisma do princípio da economicidade, já que a gente vê uma quantia elevada de dinheiro sendo despendida com recorrência, com habitualidade para esses concursos, que no frigir dos ovos não são totalmente aproveitados, já que a gente tem candidatos que estão aprovados e acabam não sendo chamados ali dentro do período de validade sem essa prorrogação”, afirmou.

E o que fazer?

Diante do impasse, a advogada orienta os candidatos a esgotarem todas as vias administrativas antes de recorrer ao Judiciário.

“Um recurso administrativo bem fundamentado é não só uma chance real de revisão da nota, como também uma peça estratégica para futuras ações judiciais. Além disso, é possível acionar o Ministério Público para que avalie a lisura do e, se necessário, instale procedimento investigatório”, afirma.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Últimas Notícias

Mundo

Falhas na engenharia do submersível Titan causaram implosão, diz relatório

Implosão resultou na morte de cinco pessoas em 2023

Polícia

Embriagado: condutor que tombou carreta de cimento na BR-262 é preso

O teste do bafômetro apontou 0,54 mg/l de álcool, nível considerado crime pelo CTB

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto