Pular para o conteúdo
Transparência

Construtora entra no Reidi e ganha isenção tributária para obra de termelétrica da Arauco

Zopone foi coabilitada em programa existente desde 2007; Reidi garante isenção no recolhimento de PIS-Cofins para materiais da obra
Humberto Marques -
Fábrica da Arauco terá uma termelétrica e empreiteira responsável entrou no Reidi. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax, Arquivo)
Fábrica da Arauco terá uma termelétrica e empreiteira responsável entrou no Reidi. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax, Arquivo)

A Zopone Engenharia e Comércio Ltda. (CNPJ 59.225.698/0001-96) recebeu da a coabilitação para o Reidi (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura). Dessa forma, obterá vantagens na execução da obra da usina termelétrica que a Arauco Celulose constrói em — 330 km de .

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

O Ato Declaratório Executivo 1.097, da Delegacia da Receita Federal, datado de 4 de setembro de 2025, consta da edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União. Por ele, a Zopone garantiu a coabilitação no Reidi. Contudo, o tratamento fiscal é específico para o projeto da UTE Sucuriú. A termelétrica pertence à Arauco, incluída em maio deste ano no regime especial, até 30 de setembro de 2027.

Assim, pelo prazo de cinco anos, a Zopone poderá “adquirir, locar e importar bens e adquirir e importar serviços com suspensão da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, para incorporação ou utilização em obra de infraestrutura vinculada ao projeto” da UTE Sucuriú.

Concluída a participação da no projeto, ela terá 30 dias — a contar da data em que foi adimplido o objeto do contrato — para pedir o cancelamento na coabilitação no Reidi.

O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura visa permitir a desoneração da implantação de projetos de infraestrutura. Então, cabe ao Poder Executivo definir limites e condições para a habilitação ao Reidi. O incentivo fiscal suspende a incidência do PIS (1,65%) e Cofins (7,6%) sobre receitas de aquisições para uso ou incorporação em obras.

Reidi dá isenções para construção de usina de 432 MW

O Reidi abrange a venda de maquinário, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos adquiridos pela empresa e incorporados às obras no ativo imobilizado. Este é o bem físico usado para gerar rendimento, manter a infraestrutura e as atividades por mais de um ano, sem ser consumido imediatamente. Isso inclui máquinas, prédios, veículos e materiais de escritório.

Também estão no programa materiais de construção incorporados aos bens físicos e à prestação de serviços à empresa originalmente habilitada, também destinados ao ativo imobilizado. Por fim, o Reidi ainda incorpora a “locação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos para utilização em obras de infraestrutura destinadas ao seu ativo imobilizado, quando contratada por pessoa jurídica habilitada ao regime”. O Reidi existe desde 2007.

Assim, tem acesso ao programa a empresa com projeto aprovado para implantação de obras de infraestrutura nas áreas de transportes, portos, energia, saneamento e irrigação. Contudo, o ingresso no Reidi depende de condições como a regularidade fiscal quanto a impostos e contribuições geridos pela Receita Federal.

Usina tem previsão de gerar 432 MW

Já a UTE Sucuriú, conforme despacho da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de 7 de março de 2024, funcionará nas dependências da Arauco, em Inocência. A capacidade estimada da termelétrica é de 432 MW. Ela será abastecida por licor negro (um subproduto do processo de tratamento químico na indústria de papel e celulose).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued