Pular para o conteúdo
Transparência

Contrato com empresa de ônibus escolar expira e mais de 500 alunos ficam sem aulas em MS

Gestão atual culpa ex-prefeito que teria atrasado no envio de orçamento municipal deste ano
Celso Bejarano -
Vista aérea de Anaurilândia (PMA, Divulgação)
Vista aérea de Anaurilândia (PMA, Divulgação)

Ao menos 562 alunos que moram na área rural de Anaurilândia, cidade sul-mato-grossense, distante 377 km de , situada na divisa com os estados de e Paraná, seguem sem aula por falta de ônibus escolares.

O ano escolar já começou e o contrato com a empresa que transportava os estudantes do pré ao 3º ano do ensino médio expirou em dezembro.

Em contato com a redação do Midiamax, pais de alunos do ensino municipal e estadual que habitam a região rural de Anaurilândia, cuja população estimada é de 10,5 mil habitantes, disseram que “não têm” como levar os filhos às escolas e dependem exclusivamente do transporte escolar.

Há grupos de alunos da área rural que moram a cerca de 200 km de suas escolas, informou a prefeitura. O atual prefeito Rafael Humamoto, o professor Rafael, do PP, culpa a ex-gestão pela falta de ônibus escolar.

“… É importante esclarecer que a atual gestão, recebeu o orçamento do ano de 2024 finalizado pela gestão anterior na data de 20 de janeiro de 2025, onde somente a partir desta data foi aberto o orçamento de 2025, o que motivou o atraso nos processos licitatórios, e especificamente quanto a dispensa de licitação em caráter emergencial para o transporte escolar, enquanto não foi finalizado o procedimento em questão, não foi possível o início do fornecimento do transporte escolar”, informou professor Rafael por meio de comunicado enviado à redação do Midiamax.

O novo gestor queixou-se ainda que “além da deficiência da frota municipal, a situação foi causada, especialmente, por falta de planejamento da antiga gestão, que não se preocupou em implementar o Plano Anual de Contratações ou mesmo de garantir que os veículos utilizados no transporte escolar fossem entregues à atual gestão em plenas condições de uso, tanto que estes tiveram que passar por revisão e consertos para novamente poder ser empregados”.

Sem prejuízo

Pelo dito pelo prefeito, além do fim do contrato com a empresa que cuidava do transporte escolar até dezembro, os veículos que carregavam os alunos funcionam de modo irregular.

A prefeitura afirma, ainda, que, embora os alunos estejam fora das salas de aula, elaboraram um programa compartilhado para que os estudantes da área rural acompanhe o conteúdo debatido nas escolas.

“Embora o ano escolar de 2025 tenha se iniciado antes da conclusão da contratação pelo município, os alunos residentes em áreas rurais não sofreram qualquer prejuízo às suas atividades estudantis, haja vista que estão sendo aplicadas atividades pedagógicas complementares enquanto não normalizado o transporte, medida esta devidamente autorizada pela Secretaria de Estado de Educação de , através da Coordenadoria de Normatização Educacional e é capaz de garantir que o acesso à educação seja garantido de modo igualitário a todos”.

O prefeito garante que o transporte escolar retoma as atividades logo depois do feriado de Carnaval.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

tempo

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Mulher perde quase R$ 6 mil ao tentar comprar carro anunciado no Facebook em Dourados

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

relator

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Últimas Notícias

Publieditorial

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Escola de Campo Grande (MS) reforça sua liderança em inovação educacional com resultados comprovados e eventos que inspiram o protagonismo dos alunos.

Polícia

Tio que matou bebê atropelada será investigado por homicídio culposo

Homicídio culposo ocorre quando não há intenção de matar

Cotidiano

Ibama entrega ‘SamuVet’ para atendimento de animais silvestres em Campo Grande

Reboque serve como unidade móvel de atendimento para resgate em áreas de difícil acesso

Emprego e Concurso

Auxiliar de limpeza e operador de caixa são as funções com mais oportunidades nesta quinta

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h