Pular para o conteúdo
Transparência

Demissão de professor condenado por estuprar aluna da UFMS é oficializada no DOU

Crime aconteceu em 2016, mas docente do Inbio (Instituto de Biociências) permaneceu dando aulas por nove anos
Thalya Godoy, Murilo Medeiros -
UFMS Campo Grande
Cidade universitária da UFMS em Campo Grande (Divulgação)

O DOU (Diário Oficial da União), desta quarta-feira (3), traz a oficialização da demissão ao professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) condenado pelo estupro de uma aluna. O professor do Inbio (Instituto de Biociências), Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos, continuou dando aulas na instituição de ensino por nove anos até ser afastado, em maio deste ano, após a condenação em primeira instância.

Após a condenação, o servidor passou a responder a um PAD (Processo Administrativo Disciplinar), que recomendou à reitoria que a pena ao servidor deveria ser de demissão. A decisão de demitir o professor foi assinada pela reitora Camila Ítavo, na noite da última segunda-feira (1º), e comunicada por meio de nota na terça-feira (2).

Contudo, a Portaria Nº 1209-RTR/ de 1º de setembro de 2025, que oficializa a medida, foi publicada no DOU desta quarta. O processo se arrastou por cinco meses e meio até a conclusão neste mês.

Há duas semanas, acadêmicos protestaram pedindo demissão imediata do professor. O estopim da manifestação foi uma promoção ao docente, concedida pela UFMS em 15 de agosto. Após a repercussão, a universidade retrocedeu e cancelou a progressão de carreira, que previa, inclusive, aumento de salário.

Demissão foi oficializada no DOU. (Reprodução)

‘Conduta escandalosa’

O estupro, ocorrido em 2016, veio à tona em março de 2025, após o professor Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos ser condenado a 8 anos de prisão em regime semiaberto e indenização de R$ 30 mil por danos morais. A decisão é em primeira instância, ou seja, cabe recurso.

Conforme o documento que oficializa a demissão, a medida baseia-se na Lei 8.112/1990, especificamente nos trechos que determinam que é proibido ao servidor “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública” e que a pena de demissão será aplicada em caso de “incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição”.

No entanto, na época do crime, a UFMS informou que não abriu um PAD para apurar a denúncia da aluna, pois os indícios não estariam claros o suficiente. Apenas após a condenação, a reitoria determinou a revisão do ato administrativo e a Corregedoria passou a apurar a responsabilidade do servidor, o que culminou na demissão assinada ontem (1°).

O que diz a UFMS?

Em comunicado publicado na manhã desta terça-feira (2), a universidade confirmou a demissão. Confira a íntegra da nota:

“Após a conclusão dos trabalhos da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar, com supervisão da Corregedoria da UFMS e parecer da Advocacia-Geral da União, a UFMS aplicou a pena de demissão ao professor Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos, nos termos dos artigos 117, IX, c.c 132, incisos V e XIII, todos da Lei nº 8.112/1990, e Súmula nº 650 do STJ, seguindo entendimento obrigatório vinculante para toda a administração pública federal.

A decisão emitida na Portaria nº 1.209-RTR/UFMS, de 1º de Setembro de 2025, acolheu o relatório final da Comissão, que seguiu todos os trâmites processuais, e opinou pela demissão do professor do Instituto de Biociências”.

Estupro em festa universitária

“Foi muito sofrido, mas estou aliviada porque existe Justiça”. Esse é o desabafo da agora ex-acadêmica da UFMS estuprada pelo seu próprio professor e orientador durante festa em uma república. A aluna, na época com 22 anos, estava dormindo em um dos quartos da república quando o professor cometeu o abuso. Durante a festa, a aluna ingeriu bebidas alcoólicas e começou a passar mal.

Amigas que já tinham percebido um comportamento estranho do professor, que durante a confraternização passava as mãos pelo corpo da vítima, visivelmente embriagada, foram ao socorro da jovem, a levando para um dos quartos da casa para que ela pudesse descansar. No entanto, o docente foi atrás e, ao perceber que a acadêmica estava no cômodo sozinha, entrou e trancou a porta. Uma das amigas percebeu a ausência do homem e foi atrás da amiga no quarto, quando viu que a porta estava trancada.

Ela chamou as amigas, que começaram a bater. O professor saiu em seguida. Quando entraram no quarto, a jovem estava chorando desorientada e sem as roupas íntimas. As amigas deram banho na vítima e perguntaram se lembrava do que havia ocorrido, e ela dizia que não. “Eu não queria acreditar no que havia ocorrido comigo”, disse a mulher, que hoje está com 31 anos.

Para o Jornal Midiamax, ela contou que, após tanta exposição, já nem acreditava mais que a Justiça poderia acontecer. “Depois de tantos anos, a Justiça chegou”. Ela contou ainda que na época pensou em desistir de processar o autor do crime, mas que teve apoio de outros professores e amigos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criança é socorrida após colidir bicicleta contra muro em suspeita de mal súbito

Orçamento de Aparecida do Taboado prevê emendas para vereadores e bancadas. (Reprodução)

Aparecida do Taboado estima orçamento de R$ 245 milhões para 2026

Embaixada chinesa homenageia polícia de MS por investigação da morte de Kongjian Yu

Anvisa proíbe a venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009 (Ministério da Saúde, Divulgação)

Prefeitura de Sidrolândia fecha o cerco para quem usa ‘vape’ em espaços coletivos

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

CRAS terá trailer especial para resgate de animais vítimas de incêndios no Pantanal

Últimas Notícias

Mundo

EUA: silo de grãos desaba e causa desespero entre trabalhadores

Problemas na estrutura forma identificado antes do desabamento; não houve registro de feridos

Cotidiano

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

A ação ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro

Cotidiano

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

O bazar estava previsto para acabar hoje, mas vendeu todos os produtos nessa sexta-feira

MidiaMAIS

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Evento acontece no clube seleta com muita prosa e música ao vivo