Pular para o conteúdo
Transparência

Eleições na Bolívia devem ser decididas no segundo turno: Rodrigo Paz lidera intenções de voto

Boca de urna aponta para vitória da direita, após 20 anos de domínio da esquerda boliviana
Ari Theodoro -
Foto: Diário Corumbaense

Encerradas às 16h deste domingo (17), as eleições gerais bolivianas devem ser decididas somente no segundo turno, conforme os resultados de boca de urna. Conforme levantamento divulgado hoje pela emissora Unitel TV, o senador centrista Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), aparece na frente com 31,3% dos votos.

Em segundo lugar, o conservador Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza Libre, que soma 27,3% na preferência do eleitorado. Ou seja, diferença que não seria suficiente para garantir a vitória no primeiro turno, em 19 de outubro.

Na Bolívia, um candidato vence no primeiro se obtiver mais de 50% dos votos válidos ou se tiver pelo menos 40% com uma vantagem mínima de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado.

A reportagem do g1 lembra que o resultado preliminar confirma previsões de eleição acirrada, em cenário marcado pelos efeitos da crise institucional e das mudanças de poder que a Bolívia enfrentou nos últimos anos.

O país vizinho vive grave , política e social. A cúpula do partido governista Movimiento al Socialismo (MAS) está dividida entre o presidente Luis Arce e o ex-presidente Evo Morales, que foi impedido de concorrer.

Nesta manhã, o candidato da esquerda Andrônico Rodrigues foi atacado com pedras após votar. Entre alguns episódios sem muita gravidade, autoridades eleitorais avaliaram uma votação com tranquilidade e normalidade, sem grandes tumultos ou interrupções.

Cenários político e econômico caóticos

Os bolivianos convivem com inflação alta, escassez de combustíveis e divisas, além de longa filas para comprar alimentos e medicamentos. Esta é considerada a pior crise enfrentada em décadas. Problemas como esses que reforçam o sentimento de insatisfação popular, que leva grande parte da população a buscar alternativas ao governo do MAS, o que alimentou as forças de centro e direitas no pleito.

Rodrigo Paz Pereira: tem 55 anos, é senador e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, que governou a Bolívia entre 1989 e 1993. De trajetória política marcada pelo diálogo e pelo perfil conciliador, Paz se consolidou como uma figura de centro no cenário boliviano. Antes de chegar ao Senado, foi de Tarija, no sul do país, onde ganhou destaque por defender pautas de gestão moderna e responsabilidade fiscal.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians