Pular para o conteúdo
Transparência

Ex-prefeito de MS tenta escapar da ficha suja, mas TCE-MS mantém contas reprovadas

Pela apuração da corte fiscal, gestão gastou 'mais que o permitido' por lei com a folha de pagamento dos servidores
Celso Bejarano -
tacuru
Câmara de Tacuru. (Divulgação)

O conselheiro substituto Leandro Lobo Ribeiro Pimental, do TCE-MS (Tribunal de Contas de ), rejeitou a apelação do de (2013-2016), cidade sul-mato-grossense, Paulo Pedro Rodrigues (), durante o mandato. As contas do ex-prefeito, da gestão de 2013, por uma série de irregularidades, foram reprovadas pela corte fiscal.

Com a negativa do TCE, o relatório desfavorável a Paulo Pedro segue agora para a Câmara dos Vereadores da cidade e, se confirmado o relatório, o ex-prefeito entra na ficha suja e fica inelegível pelos próximos oito anos.

Entre os erros nas finanças municipais na gestão de Paulo Pedro, o TCE apontou que “a despesa com pessoal ultrapassou o limite máximo permitido de 54% da Receita Corrente Líquida, infração ao artigo 20, da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

A corte enxergou, ainda, que o município “promoveu a reabertura de exercício financeiro já fechado para realização de alterações na escrituração contábil, o que ocorreu em desacordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, visto que estas determinam que a correção de erros e omissões referentes a exercícios anteriores sejam escriturados diretamente na conta de ‘ajustes de exercícios anteriores’ no grupo Patrimônio Líquido do Balanço Patrimonial. Dessa forma incorreu em infração”.

Ao negar o efeito suspensivo do relatório, o conselheiro Leandro Pimental afirmou que “o parecer prévio emitido acerca das contas de governo é ato meramente opinativo e o julgamento dessas compete às respectivas Casas Legislativas”.

Ou seja, o TCE apontou as supostas falhas na administração do ex-prefeito. Agora, quem define se o entendimento deve ser oficializado é a Câmara dos Vereadores.

Definiu o conselheiro: “Vista, relatada e discutida a matéria dos autos, na 12ª Sessão Ordinária Virtual do Tribunal Pleno, realizada de 28 a 31 de julho de 2025, ACORDAM os Senhores Conselheiros, por unanimidade e nos termos do voto do relator, não conhecer do pedido de revisão interposto pelo ex-Prefeito, Sr. Paulo Pedro Rodrigues, nos termos do art. 160, III, do Regimento Interno (RITC/MS), mantendo-se na íntegra do Parecer Prévio PA00 – 62/2019, proferido no TC/4847/2016; revogar a decisão proferida à f. 50 que atribuiu efeito suspensivo ao presente pedido de revisão; arquivar os presentes autos; e intimar do Sr. Paulo Pedro Rodrigues, ex-Prefeito, nos termos do art. 50, I, da Lei Complementar n. 160/2012”.

O Jornal Midiamax tentou conversar com Paulo Pedro, mas não conseguiu. A ideia era verificar se ele vai insistir na apelação. Se houver manifestação, a reportagem será atualizada.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia