Pular para o conteúdo
Transparência

Ex-presidente da Câmara dos Vereadores de cidade de MS é investigado por pagar obra sem licitação e por mais de uma vez

Caso ocorreu em Miranda; denunciante aponta nomes dos favorecidos com a suposta trama
Celso Bejarano -

A pedido da Ouvidoria do MPMS (Ministério Público de ), a promotora de Justiça Talita Zaccolaro Papa Muritiba abriu investigação para apurar um suposto escândalo financeiro envolvendo o ex-presidente da Câmara dos Vereadores de , André Vedovato, do PDT, que estaria implicado num esquema fraudulento que abarcava no pagamento de obra tocada no prédio do legislativo municipal.

A denúncia entrou na Ouvidoria em dezembro passado, fim do mandato de Vedovato.

De acordo com o denunciante, no “apagar das luzes”, o então presidente da Câmara teria pagado “altos valores” aos empreiteiros que teriam tocado a obra, que seria o novo plenário dos vereadores.

“Ora, doutora promotora, como podemos observar junto ao prédio da Câmara Municipal praticamente não existe obra edificada e já foi pago elevados valores de dinheiro às empresas contratadas. Inclusive já foi feito até aditivo de contrato aumentando o valor inicialmente contratado. Ainda foi feita dispensa de licitação, conforme documento publicado no Diário Oficial. Por isso pedimos que o Ministério Público fiscalize o dinheiro público gasto pela Câmara, em especial o contrato em questão”, sustentou o anônimo na denúncia, que agora é apurada pelo MPMS.

Aditivo de contrato, conhecido também como termo aditivo, é um documento que modifica, complementa ou, então, corrige um contrato já em vigor. Serve para formalizar alterações, acréscimos ou supressões de cláusulas, sem a necessidade de criar um novo contrato do zero.

Pelo que disse o denunciante, a empreiteira teria sido contratada sem concorrência, uma falha administrativa grave. Ainda é levantada a suspeita acerca do novo plenário, se foi mesmo construído. E que a conta pela construção já poderia ter sido quitada.

Na denúncia, são anexadas cópias do Diário Oficial indicando que a obra não foi licitada e ainda aparecem nomes dos empreiteiros que teriam recebido dinheiro. Nomes como Almir Vieira Neves, microempresa, e Vagner Pereira Cintra, da Substancional Engenharia e Representações Ltda, teriam recebido no fim do ano passado em torno de R$ 220 mil.

A promotora Talita encaminhou ao atual presidente da Câmara, Michel Roger Freddi, do , um comunicado pedindo detalhes da obra. Pelo requerimento, ela dá dez dias de prazo para a resposta.

O Midiamax tentou conversar com os envolvidos na tarde desta quinta-feira (26), mas não conseguiu. O espaço segue aberto para manifestações.

O ex-presidente da Câmara, André Vedovato, é filho do ex-prefeito da cidade, Neder Vedovato, que, em 2021, foi afastado por suposta irregularidade administrativa. André foi presidente da Câmara por duas vezes.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem brasileiro morre em acidente com caminhonete em rodovia paraguaia

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com salário de até R$ 30 mil, MS conta com mais 200 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos

A remuneração dependerá do cargo e nível de escolaridade do candidato

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Brasil registrou 1,7 milhão de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos de serviços

Dados fazem parte do módulo “Trabalho por meio de plataformas digitais 2024” da PNAD Contínua

Sérgio Cruz - O dia na história

1948 – Crime em família abala Corumbá

Irmãos homicidas foram inocentados

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ao Mestre, com carinho…

Sem interessados, reforma de Pasta ficou para depois