Pular para o conteúdo
Transparência

‘Grilagem de Papel’: Prefeitura faz acordo para voltar com regularização fundiária após operação

Operação identificou que servidores teriam expedido certidões de regularização fundiária para terrenos abandonados que tinham propriedade definida
Fábio Oruê -
Prefeitura de Coxim
Prefeitura de Coxim (Divulgação, PMC)

A Prefeitura de firmou TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para voltar com os procedimentos da Reurb (Regularização Fundiária Urbana) do município – alvo da Operação ‘Grilagem de Papel’ deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ) em novembro de 2024.

O acordo feito com o MPMS (Ministério Público de ) prevê a adoção de diversas ações e mecanismos para conferir segurança jurídica aos procedimentos. A Operação ‘Grilagem de Papel’ identificou a prática de diversos atos ilegais no âmbito dos procedimentos de Reurb.

Para isso, a prefeitura precisa assegurar algumas previdências como:

  • Criação de protocolo geral unificado para todos os órgãos públicos do Município de Coxim, permitindo consulta de andamento dos processos por meio do sistema mundial de computadores;
  • Instituição de regulamentação, por atos administrativos, de todo o trâmite processual da Reurb, incluindo a necessidade de pareceres jurídicos, sociais e ambientais;
  • Adoção de elementos de segurança nas certidões fundiárias, como a assinatura digital e o encaminhamento ao Cartório de Registro de Imóveis por meio eletrônico;
  • Formação de equipe mínima de recursos humanos, consistente em recepcionista, analista de procedimentos (engenheiro ou arquiteto) e auxiliar administrativo;
  • Fiscalização dos procedimentos por um conselho paritário, que poderá ser criado especificamente para a Reurb ou utilizar estrutura de conselho já existente; e
  • Encaminhamento de projeto de lei para atualização do Plano Diretor do município e instituição de um Plano Municipal de Reurb.

A adoção dos mecanismos de segurança propostos viabilizará um trâmite mais transparente e eficiente dos procedimentos, garantindo o direito à moradia da população coxinense.

O TAC também prevê penalidades em caso de descumprimento das obrigações assumidas, incluindo multas punitivas e cominatórias, que serão revertidas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente do município de Coxim.

Operação

Em nota, o Gaeco informou que os servidores “teriam expedido certidões de regularização fundiária para terrenos abandonados, mas com propriedade definida, sem seguir o procedimento legal exigido. A partir dessas certidões, as propriedades eram transferidas no Cartório de Registro de Imóveis”.

Eles são suspeitos por crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica, organização criminosa e outros crimes correlatos.

O nome da Operação “Grilagem de Papel” faz alusão à apropriação ilegal de terrenos de terceiros por meio de documentos fraudulentos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
servidores

MS propõe parcelamento e desconto de dívidas de ICMS e outros débitos até 60 vezes

petição

Petição que pede intervenção do Consórcio Guaicurus vai ao Terminal Bandeirantes nesta quinta

Câmara aprova PL que endurece pena para crimes de exploração sexual contra menores

Último dia: processo seletivo oferta vagas para coveiro e pedreiro em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Explosão em rede elétrica acorda vizinhança em Dourados e deixa casas e clínicas sem energia

Últimas Notícias

Polícia

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Rapaz teve a casa invadida pelo atirador na noite dessa quarta-feira (15)

Transparência

PGE-MS realiza correição no Imasul e abre canal para receber informações sobre serviços prestados

Correição será no dia 6 de novembro, na sede do Instituto de Meio Ambiente

Transparência

TJMS abre concurso de promoção a desembargadora por merecimento

Magistradas têm cinco dias para se candidatar

Brasil

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ministro do STF foi submetido a vários exames médicos para verificar suspeita de virose