Pular para o conteúdo
Transparência

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

Polícia Federal investiga o caso, que implicou secretário de Saúde em cidade de MS
Gabriel Maymone, Thatiana Melo -
PF cumpriu mandados em Selvíria. (Divulgação, PF)

Investigação da Polícia Federal apontou que grupo acusado de fraudes no SUS em desviou milhões desde 2022. O secretário de Saúde de Selvíria (exonerado), Edgar Barbosa dos Santos, está implicado no esquema.

Conforme apurado pela reportagem, a PF ainda está levantando o valor exato que o grupo desviou com cirurgias falsas pagas pelo SUS. No entanto, as cifras ultrapassam milhões.

Agentes da PF cumpriram, na terça-feira (12), 13 mandados de busca e apreensão, no contexto da Operação Rastro Cirúrgico.

A operação visa reprimir crimes de peculato, desvio de recursos públicos e em licitações envolvendo verbas do SUS. A investigação iniciou-se com a notícia de irregularidades no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Selvíria.

Vale lembrar que Edgar estava no cargo desde a gestão do ex-prefeito José Fernando Barbosa dos Santos (Avante).

Cirurgias falsas pagas pelo SUS

Materiais apreendidos pela PF. (Divulgação)

A Polícia Federal identificou indícios de inexecução contratual, assim como superfaturamento na Ata de Registro de Preço e nos respectivos contratos administrativos e ausência de comprovação de realização de procedimentos cirúrgicos pagos pela prefeitura.

Identificou, igualmente, a existência de múltiplos contratos administrativos, alguns deles sem publicação nos sites de transparência, contendo objetos idênticos, vigência simultânea e mesmas partes contratantes.

Desse modo, ocorria a multiplicidade de pagamentos por um mesmo procedimento cirúrgico e serviço médico contratado. A PF também verificou que uma das clínicas médicas contratadas não existia de fato.

As penas pelos crimes podem chegar a 33 anos. Durante a ação, carros e motos de luxo, armas e pedras preciosas acabaram apreendidos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Busca e apreensão em três municípios

Selvíria está situada no leste de Mato Grosso do Sul, distante 410 km de . (Foto: Prefeitura de Selvíria)

Todas as medidas passaram pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, após representação conjunta, formulada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

A competência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região se deu em razão da existência de indiciado com foro por prerrogativa de função neste tribunal.

Dos 13 mandados de busca e apreensão, seis foram cumpridos em Selvíria, 3 em Aparecida do Taboado e 4 no município de São José do Rio Preto (SP).

Rastro cirúrgico

O nome da operação faz alusão à ausência de vestígios/rastro que os procedimentos cirúrgicos contratados deveriam deixar, como seus prontuários médicos e utilização de ‘sala suja’ hospitalar. Entretanto, no caso, não deixaram, diante da reiterada inexecução contratual atestada por auditorias e inspeções técnicas.

Ao final das investigações, os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, apropriação e desvio, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem variar de 10 a 33 anos de reclusão.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Aqui é bar, não boate’: Garçom proíbe influencer de fazer dancinha em boteco da Afonso Pena

Para clientes, bar deveria ter avisos sobre a proibição de dançar para evitar situações constrangedoras

Brasil

CPMI do INSS retira de pauta quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

Parlamentares solicitaram quebra de sigilo no período em que Lupi esteve a frente da pasta

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços