Pular para o conteúdo
Transparência

Investigação apura vazamento de mais de 15 mil litros de agrotóxicos em Rio Brilhante

Empresa teria sido autuada em R$ 150 mil, mas busca revisão de multa
Vinicios Araujo -
Município de Rio Brilhante. (Diego Batistoti, RB Notícias)

O Ministério Público de instaurou inquérito civil para apurar possível dano ambiental provocado pelo derramamento de 15.840 litros de agrotóxicos no município de .

A investigação decorre da Notícia de Fato nº 01.2025.00000713-2 e do Auto de Infração nº 3650, emitido pelo (Instituto de de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a Portaria assinada pelo promotor Alexandre Rosa Luz, da 2ª Promotoria de Justiça de Rio Brilhante, o objetivo é reunir provas, depoimentos e documentos que possam responsabilizar os envolvidos, com base na legislação ambiental vigente.

A empresa Sirius Logística Integrada Ltda. foi incluída como parte requerida no procedimento e deverá apresentar defesa e documentação no prazo de 10 dias úteis. A promotoria já encaminhou minuta de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) à companhia, podendo esta assinar ou sugerir retificações.

O derramamento de agrotóxicos representa grave risco à saúde pública, ao solo, à fauna e aos recursos hídricos da região. Caso seja confirmado, o caso pode implicar em pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa, conforme a Lei 9.605/98.

A legislação brasileira prevê sanções para quem causa poluição, além de estabelecer multas e outras medidas administrativas para quem desrespeita as normas de uso de agrotóxicos.

O inquérito segue em andamento sob responsabilidade da 2ª Promotoria.

O que diz a empresa?

A Sirius alega ter acatado o TAC. Após reuniões com membros do Ministério Público de MS, a empresa optou por seguir as recomendações e agora aguarda parecer final do promotor. Eles também aguardam manifestação quanto a pedido de revisão da multa de R$ 150 mil emitida pela Polícia Militar Ambiental. A empresa espera conseguir reduzir o valor.

Segundo o porta-voz, o veículo que transportava a carga de agrotóxico teria tido um problema mecânico, precisando estacionar no acostamento. A empresa alega que a faixa foi insuficiente para acomodação do veículo, que acabou tombando e tendo o derramamento da carga poluidora. Ele não soube especificar o tipo de agrotóxico transportado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued