Pular para o conteúdo
Transparência

Investigação de nepotismo na Prefeitura de Ponta Porã é arquivada

A decisão foi tomada após exonerações espontâneas e a ausência de provas que configurassem irregularidades
Vinicios Araujo -
Paço Municipal em Ponta Porã. (Foto: Arquivo/Prefeitura)

O Conselho Superior do (Ministério Público de ) homologou, por unanimidade, o arquivamento do Inquérito Civil nº 06.2019.00000907-6, instaurado para apurar denúncias de nepotismo e nomeações irregulares na Prefeitura de . A decisão foi tomada após exonerações espontâneas e a ausência de provas que configurassem irregularidades, segundo os critérios considerados pela 1ª Promotoria de Justiça do município que faz com o Paraguai.

Estavam sob investigação o servidor Clayton Eduardo da Silva Lopes, filho do ex-secretário municipal de Saúde na gestão de filho do ex-secretário de Saúde do Município na gestão do ex-prefeito Flávio Kayatti, encerrada em 2012, e assessor especial de gabinete na atual administração, Josué da Silva Lopes, e os ex-servidores Flávia Almeida Passos, esposa do vereador Cândido Félix Gabínio (PSDB), e Hermes Matoso Barbosa, irmão do vereador Edevaldo Mattoso (PSDB).

O MPMS destacou que a nomeação de Clayton não infringiu a Súmula Vinculante nº 13 do STF, que veda o nepotismo, pois “não foi possível se extrair um vínculo de subordinação entre Clayton Eduardo da Silva Lopes e Josué da Silva Lopes”. Eles seguem com nomeação ativa na administração do prefeito Eduardo Campos (PSDB).

A promotoria reforçou que “não há hierarquia entre pai e filho no desempenho de suas funções, não sendo Josué a autoridade nomeante ou investido em cargo de direção que pudesse favorecer o filho”.

A promotora responsável, Laura Alves Lagrota, registrou ainda que Clayton e Josué ocupam atualmente o mesmo cargo de Assessor Especial de Gabinete, sem relação de subordinação direta, e que “Josué não possui autonomia para o favorecimento de seu filho, não havendo que se falar em nepotismo”.

Já no caso de Flávia Almeida Passos e Hermes Matoso Barbosa, o MPMS constatou que ambos foram exonerados durante o curso das investigações, o que levou à “perda do objeto”. O relatório aponta que Flávia foi exonerada logo após a instauração da Notícia de Fato nº 01.2019.0001661-1, enquanto Hermes deixou o cargo no decorrer da apuração.

O inquérito, instaurado em 2019, demandou várias diligências, oitivas e pedidos de documentação. A promotoria menciona que a apuração exigiu “esforços necessários mediante expedição de ofícios e realização de reuniões no intuito de colher elementos de informação que fossem suficientes a aparelhar a formação de seu entendimento”.

O arquivamento, segundo o Ministério Público, segue o disposto na Lei nº 7.347/85 e na Resolução nº 015/2007-PGJ, que preveem essa medida quando não há fundamento para propor ação civil pública. Ainda assim, a promotoria alerta que, “com o surgimento de fato novo, poderá haver o posterior prosseguimento das investigações ou a propositura de ação”.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued