O Pleno do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) escolheu por aclamação o juiz Djailson de Souza como novo desembargador da corte. A sessão foi realizada na quarta-feira (1º) e a portaria com a promoção foi publicada na edição desta quinta-feira (2) do Diário da Justiça Eletrônico.
Titular da 9ª Vara do Juizado Especial – Trânsito de Campo Grande, o magistrado disputou a vaga com os juízes Cezar Luiz Miozzo (8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante e Comunitária de Campo Grande) e Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli (5ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande, convocada para atuar em segundo grau).
O trio está entre os magistrados mais antigos do Estado. Esta vaga de desembargador foi preenchida justamente pelo critério de antiguidade. A cadeira era de Fernando Mauro Moreira Marinho, que se aposentou em 16 de setembro.
Quem é Djailson de Souza?
Nascido em Bataguassu, em 17 de agosto de 1959, Djailson de Souza teve o primeiro contato com o ambiente jurídico aos 13 anos, quando começou a trabalhar em um cartório.
Após passar por Dourados e Caarapó, foi aprovado em concurso para cartório extrajudicial em 1981. Dois anos depois, se formou em Direito.
Em 1990, foi aprovado em concurso para juiz no TJMS. Após começar como juiz substituto em Campo Grande, atuou nas comarcas de Sete Quedas e Corumbá.
Tornou-se titular da 9ª Vara do Juizado Especial de Trânsito em 2014, onde esteve até ser promovido a desembargador.
“Eu nunca me candidatei para vir para cá, as coisas aconteceram pela minha dedicação. Comecei de baixo e hoje estou aqui. Me sinto realizado. O trabalho só vale a pena se for digno, sempre penso nas consequências de cada ato meu”, declarou Djailson.
Aposentadoria e posse no TJMS
O desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho teve a aposentadoria voluntária por tempo de contribuição concedida, conforme portaria publicada em 16 de setembro no Diário da Justiça Eletrônico.
O então vice-presidente do TJMS completou 75 anos, a idade limite de trabalho na magistratura. Mineiro de Belo Horizonte, ele ingressou no Judiciário sul-mato-grossense em 1980, atingindo o topo da carreira em 2008.
No dia 17, o desembargador Eduardo Machado Rocha foi eleito, por aclamação, e empossado vice-presidente. A escolha foi logo após a homenagem para o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho.
Ele vai completar o biênio 2025/2026. Natural de Dourados, Machado Rocha entrou no TJMS em 1987. Atuou em Iguatemi, Coxim, Naviraí e Dourados até ser promovido a desembargador em 2013.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)