Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça determina que prefeitura pague adicional de difícil acesso para servidores

Convocações de efetivos, pagamento de diárias, gratificações, entre outros, entraram nos cortes da prefeitura
Fábio Oruê -
prefeitura prefeito funcionário
Prefeitura de Campo Grande. (Arquivo, Jornal Midiamax)

O juiz Fábio Possik Salamene, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, deu parecer favorável ao Sinte/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem do Município de ) suspendendo parte do decreto publicado pela prefeitura em março para cortar 25% dos gastos até este mês.

Assim, o juiz determina na liminar que o Executivo Municipal ao pagamento de gratificação por trabalho em local de difícil acesso devida aos servidores. “[…] determinando que as gratificações suprimidas exclusivamente pelo referido ato normativo sejam restabelecidas”, traz a decisão.

A prefeita Adriane Lopes (PP) publicou em março um ‘pacotão’ para cortar, ao menos, 25% dos custos na administração até 30 de junho. A medida consta no Decreto n. 16.203/2025, publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Assim, as medidas de contingenciamento orçamentário e contenção de despesas visavam uma redução e otimização dos gastos e uma ampliação das receitas públicas. 

Um dos maiores comprometimentos do orçamento da Prefeitura de Campo Grande é com a folha de pagamento, que abrange 52,19% dos gastos.

Entretanto, o valor continua acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, fixado em 51,3%. Essa informação constou em audiência pública, no fim de fevereiro, com a Sefaz (Secretaria Municipal de Fazenda). 

Quais são os cortes da prefeitura?

O decreto estabelecia que os órgãos da Prefeitura de Campo Grande deveriam adotar medidas para reduzir, no mínimo, um quarto dos gastos com o consumo de água, , outsourcing de impressão, combustíveis e demais “serviços de terceiros prestados por pessoa física e/ou jurídica”. Os titulares das pastas deveriam entregar relatórios demonstrando o corte de gastos. 

Ainda, a prefeitura estabeleceu uma série de restrições para contratações ou gratificações com pessoal, com algumas exceções. Nesta lista de vedações consta o pagamento de vantagem financeira na designação de substitutos de titulares de cargo em comissão, pagamento de horas complementares para professores, admissão de professor convocado, nomeação em cargo efetivo, contratação por prazo determinado e ampliação de mão de obra terceirizada (exceto para obras públicas). 

Além disso, outros cortes incluíam a cedência de servidores com ônus para a origem, admissão de novos estagiários, concessão de diárias, pagamento de adicional noturno ou local de difícil acesso (excluídos os ocupantes de cargos/funções que necessariamente tenham que cumprir escalas de serviço em horário noturno), entre outros. 

As medidas contam desde a data de publicação e ficam vigentes até o próximo dia 30 de junho. Os resultados da economia gerada devem passar por avaliação bimestralmente. Além disso, há a possibilidade de prorrogação ou readequação, caso constatada a necessidade.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba