Pular para o conteúdo
Transparência

Liminar expedida pelo TCE-MS suspende compra de carnes pela Prefeitura de Japorã

Técnicos identificaram 5 problemas em licitação para compra de carnes a serem usadas na alimentação de alunos
Humberto Marques -
Compra de carnes visa a atender alunos da Rede Municipal de Ensino (Prefeitura de Boa Vista, reprodução)
Compra de carnes visa a atender alunos da Rede Municipal de Ensino. (Prefeitura de Boa Vista, reprodução)

Decisão liminar expedida pelo (Tribunal de Contas do Estado de ) determinou a suspensão de licitação para compra de carnes pela Prefeitura de Japorã, a 484 km de . A medida ocorreu em meio a controle prévio e tem a assinatura do conselheiro substituto Leandro Lobo Ribeiro Pimentel.

Conforme publicado na edição de quinta-feira (5) do Diário Oficial da Corte de Contas, o pregão presencial 21/2025 ambiciona efetuar registro de preços para eventual compra de carnes. O alimento tem como destino a merenda escolar das unidades da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer de . A licitação ocorreria em 11 de junho.

Contudo, a Divisão de Fiscalização da Educação do TCE identificou cinco inconsistências no edital. Elas incluem falha na formalização da demanda para definir o quantitativo. Isso porque não há memória de cálculo para definir a compra de carnes.

Outra questão é falha em item que trata das soluções para mitigar riscos na execução do contrato. Dessa forma, não se prevê capacitação de servidores que receberão os produtos no caso de o fiscal do contrato não estar presente. Identificou-se, ainda, falta de previsão da compra de carnes no Plano de Contratação Anual — que está em fase de estudos e implantação. Nesse caso, os técnicos já sugeriram a elaboração do plano, que ajudaria na elaboração de leis orçamentárias.

Compra de carnes excluiria microempresas e EPPs

Além dessas questões, a licitação para compra de carnes restringiria a participação de microempresas e empresas de pequeno porte para itens exclusivos a essas instituições. Por fim, apontou-se restrição à competitividade, com a exigência de que empresas apresentem plano de recuperação judicial.

Os técnicos recomendaram a correção das impropriedades para continuidade do certame. Assim, diante de risco à execução contratual e eficiência do planejamento das contratações para alimentação escolar, bem como por não garantir a ampla competição de MEs e EPPs no certame, optou-se pela concessão da liminar.

Pimentel ainda alertou que a exigência de comprovação do plano de recuperação judicial seria prejudicial para empresas em fase de reabilitação financeira. Isso porque inviabiliza sua participação no certame, contrariando princípios de competitividade e isonomia.

Exige-se que o Vitor da Cunha Rosa e a secretária municipal de Educação, Veridiana Barbosa da Silva, confirmem ciência dos termos da decisão e comprovem o cumprimento em 5 dias úteis a contar da intimação, sob pena de multa de 500 Uferms. A decisão data de 3 de junho deste ano.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians