Pular para o conteúdo
Transparência

MPF arquiva investigações, incluindo disputa por concurso na UFMS

Apurações miravam também irregularidades em assentamento em Rio Brilhante e passagem clandestina na fronteira
Vinicios Araujo -
Ministério Público Federal em MS. (Foto: Reprodução, MPF)

O MPF (Ministério Público Federal) em homologou o arquivamento de três investigações que tramitavam em , e Corumbá. As decisões, publicadas no Diário Oficial do órgão, envolvem uma disputa por nomeação em concurso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a apuração de irregularidades em um assentamento da reforma agrária e a fiscalização de uma passagem clandestina na .

No primeiro caso, a investigação apurava uma suposta omissão da UFMS na nomeação de um candidato aprovado para o cargo de técnico de laboratório no Campus do Pantanal, em Corumbá.

O arquivamento foi mantido sob o fundamento de que a administração possui autonomia para definir o momento oportuno da nomeação dentro do prazo de validade do concurso, não tendo sido constatada ilegalidade.

Em Dourados, foi arquivado o inquérito civil que investigava o Assentamento Silvio Rodrigues, no município de Rio Brilhante. A apuração sobre arrendamento irregular de lotes foi encerrada por insuficiência de provas, com o MPF considerando que muitos beneficiários já haviam superado o prazo de 10 anos da concessão, o que flexibiliza as restrições de uso da terra.

A denúncia de extração ilegal de cascalho também foi arquivada, pois se constatou que a retirada do material foi feita pela própria Prefeitura de Rio Brilhante para obras públicas no assentamento, o que, segundo o Diário Oficial, é permitido por lei.

O terceiro procedimento arquivado teve origem em Corumbá e visava à adoção de medidas para a manutenção de uma valeta na fronteira com a Bolívia, a fim de impedir o trânsito de drogas e veículos roubados.

O MPF concluiu que o objetivo da investigação foi alcançado após o Exército Brasileiro fechar um trecho crítico de 200 metros, restringindo o acesso apenas a pedestres. Com o problema sanado, o inquérito perdeu seu objeto.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued