Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeito é alvo de investigação após contratação de R$ 897 mil para limpeza sem licitação

Promotor quer saber por que prefeito contratou empresa se já tem servidores para realização do serviço
Vinicios Araujo -
Glória de Dourados
Julio Bueguelo, prefeito de Glória de Dourados. Foto: Divulgação/CMGD

O Ministério Público de abriu inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na contratação emergencial de uma empresa para realizar serviços de limpeza pública em

A investigação mira o Processo Administrativo nº 073/2025 e a Dispensa de Licitação nº 038/2025, homologada no dia 20 de março deste ano.

O , no valor de R$ 897.316,91, foi firmado para a execução de serviços como varrição manual e mecanizada de ruas, roçagem de áreas verdes, poda de árvores, raspagem de guias e sarjetas e pintura de meios-fios.

Apesar do município ter justificado a contratação como emergencial, o Ministério Público questiona a legalidade do processo, principalmente porque a Prefeitura possui servidores efetivos, como trabalhadores braçais, garis e lixeiros, que já executam esse tipo de serviço.

Apesar da dispensa de licitação, o Portal da Transparência mostra tomada de preços com outras quatro empresas, uma delas de , todas com preços acima da vencedora do contrato. 

O inquérito busca esclarecer se houve desvio de finalidade na contratação, má gestão de recursos públicos ou burla à obrigatoriedade do concurso público, uma vez que a terceirização de atividades que poderiam ser realizadas por servidores efetivos pode configurar violação aos princípios da administração pública, como legalidade, moralidade e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

O procedimento tramita em sigilo sob responsabilidade do promotor Gilberto Carlos Altheman Junior. 

O município deverá prestar esclarecimentos sobre os fundamentos da contratação e justificar a suposta necessidade do serviço emergencial, considerando que já dispõe de quadro próprio para as mesmas atividades.

Se forem constatadas irregularidades, os responsáveis poderão responder por ato de administrativa, além de medidas para ressarcimento dos cofres públicos e possível anulação do contrato.

A reportagem buscou posicionamento do prefeito Júlio Buguelo, do PSD. Segundo o prefeito, o contrato foi justificado por um cenário de precariedade na limpeza urbana com impacto sobre a saúde pública.

“Pegamos uma cidade em situação precária e com os braçais que temos não conseguiríamos entregar a nossa população a limpeza que o município necessitava. Com a sujeira que tinha e o aumento de casos de chikungunya, que levou nosso hospital a fazer quase 9 mil atendimentos em menos de 3 meses”, afirmou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued