Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura e Câmara de Água Clara são pressionadas por controladoria chefiada por comissionado

Recomendação exige ocupação do cargo por concursado. Chefe do legislativo diz que controlador-geral da Câmara é efetivo
Vinicios Araujo -
Prefeitura Gerolina. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O MPMS (Ministério Público de ) divulgou procedimento para pressionar a Prefeitura e Câmara Municipal de para que, em até 20 dias, estabeleçam a chefia da Controladoria-Geral do Município sob a supervisão de servidor comissionado. A recomendação foi divulgada no Diário Oficial do MPMS.

A medida prevê, entre outros pontos, a exoneração do atual controlador-geral nomeado por comissão e a realização de concurso público para o provimento do cargo, considerado de natureza técnica e, portanto, incompatível com nomeações políticas.

A recomendação foi expedida no âmbito do Inquérito Civil nº 06.2023.00000973-3 e assinada pela promotora de Justiça Laura Assagra Rodrigues Barbosa Pimenta.

Conforme o documento publicado no Diário Oficial do MPMS desta segunda-feira (4), o cargo de Controlador Interno deve ser ocupado exclusivamente por servidor efetivo, com qualificação técnica, recrutado mediante concurso público e livre de interferências políticas, conforme jurisprudência pacificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) mencionada no texto.

De acordo com o MP, a legislação municipal atual contraria a Constituição ao prever o provimento comissionado da função, o que compromete a autonomia, imparcialidade e a fiscalização efetiva dos atos do Poder Executivo. A promotoria cita ainda decisões recentes do Tribunal de Justiça de MS e do Tribunal de Contas do Estado que reforçam a ilegalidade da prática.

Além do concurso, o MP recomenda a indicação provisória de um servidor efetivo qualificado para a função até a nomeação definitiva e a revisão das leis municipais que tratam da Controladoria. Caso as autoridades não atendam à recomendação poderá configurar má-fé administrativa e levar à responsabilização por ato de improbidade.

A Prefeitura e a Câmara têm 20 dias para informar, de forma fundamentada, se acatarão ou não a recomendação, que também deverá ser divulgada nos portais institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo do município.

Outro lado

O Jornal Midiamax consultou a prefeita Gerolina da Silva Alves, do , e o presidente da Câmara de Água Clara, Elizeu Pereira da Silva (PSD). De acordo com a assessoria do chefe do legislativo, a Casa de Leis já conta com um controlador geral concursado desde 2020. Até o fechamento da matéria a reportagem não obteve retorno da prefeita de Água Clara. O espaço segue aberto para manifestação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued