Preso durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) — órgão do MPMS (Ministério Público do Estado de MS) —, o prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), também é o atual secretário-geral da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Budke foi eleito em janeiro, em chapa única encabeçada pelo prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB). O mandato da diretoria é de dois anos, até 2027.
Além disso, o tucano é o vice-presidente do Consórcio Central MS (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul). O grupo reúne ainda os municípios de Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Jaraguari.
Ele foi eleito para a função em dezembro de 2024, também para um mandato de dois anos.
O Jornal Midiamax procurou a Assomasul para obter um posicionamento da entidade, mas até o momento não tivemos resposta.
Operação do Gaeco em Terenos prende prefeito
A Prefeitura de Terenos é alvo de devassa do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) nesta terça-feira, 9 de setembro.
Também estão sendo cumpridos mandados em Campo Grande. As investigações dão conta que empresas eram criadas pelo grupo que também usava as existentes para fraudar licitações para desviar recursos públicos.
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou a ação.
“Até o momento, o Poder Executivo Municipal não foi oficialmente comunicado sobre o real motivo da ação. Ressaltamos, porém, que a Prefeitura está colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos que se fizerem necessários para o esclarecimento dos fatos”, diz o comunicado.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)