Pular para o conteúdo
Transparência

Procuradores vão discutir mudanças em regulamento que ajusta medidas em casos de improbidade em MS

A proposta da discussão no colegiado é a elaboração de uma nova resolução
Vinicios Araujo -
Fachada do Ministério Público de MS. Foto: Arquivo/Midiamax

A pauta da reunião ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do , agendada para 23 de junho de 2025, vai debater a análise da viabilidade de revogação da Resolução nº 3/2021-CPJ, que atualmente regulamenta o ANPC (Acordo de Não Persecução Cível) no âmbito do Ministério Público Estadual.

O ANPC é um instrumento jurídico que permite ao Ministério Público celebrar um acordo com os responsáveis por atos de administrativa, em vez de ajuizar uma . Essa alternativa propõe um desfecho mais célere e menos oneroso para a resolução do caso, com a aplicação de sanções e a adoção de mecanismos de correção de irregularidades. 

A proposta da discussão no colegiado é a elaboração de uma nova resolução, o que indica uma possível reformulação do modelo atual. 

A normativa vigente, de 2021, define com detalhes as hipóteses, requisitos e condições para a celebração de ANPCs nos casos de atos de improbidade administrativa, com o objetivo de promover a resolução extrajudicial de conflitos e garantir celeridade, proporcionalidade e reparação ao erário sem necessariamente recorrer ao Judiciário.

Entre os pontos de maior impacto da resolução atual estão a exigência de reparação integral do dano, a possibilidade de renúncia a cargo público e inelegibilidade pactuada, a submissão à homologação do Conselho Superior do MP e a vedação de novos acordos por 5 anos em caso de descumprimento.

A análise será conduzida pela Comissão de Regimento e Normas, composta pelos Procuradores de Justiça Francisco Neves Junior (presidente), Mara Cristiane Crisóstomo Bravo e Silasneiton Gonçalves.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued