O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou uma indicação à administração municipal de Dourados, durante sessão da Câmara, solicitando a realização de estudos técnicos para a remoção de árvores consideradas inadequadas no perímetro urbano.
A medida foi tomada depois da aprovação do projeto do Executivo que pretende a erradicação da espécie leucena. O objetivo é substituir o plantio arbóreo por espécies que estejam em conformidade com o PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana).
O parlamentar citou algumas espécies como Oiti, Sibipiruna, Espirradeira, Bisnagueira, Mangueira, Jaqueira, Abacateiro, Coqueiro e Monguba, consideradas inadequadas para vias públicas devido a riscos de toxicidade, impactos ambientais e sanitários.
O PDAU, instituído pelo Decreto Municipal nº 3.045/2020, já aponta que o plantio de espécies inadequadas pode causar danos em edificações, dificuldades no trânsito, riscos aos pedestres e interferências na rede elétrica.
O vereador ressaltou a importância de regulamentar o plantio e a remoção dessas espécies, seguindo as recomendações do PDAU e o exemplo do recente projeto de lei sobre a erradicação e substituição das leucenas.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Marçal Filho, com cópias ao diretor interino do Imam (Instituto do Meio Ambiente), Fábio Luís da Silva, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)