Pular para o conteúdo
Transparência

Promotoria pressiona políticas para comunidade LGBTQIAPN+ na região de fronteira em MS

Promotoria cobra apresentação de dados, estratégias e ações do poder Executivo, Legislativo, polícia e demais órgãos
Vinicios Araujo -
População LGBT na fronteira é objeto de apuração do MPMS. (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A 1ª Promotoria de Justiça de instaurou procedimento administrativo para cobrar ações concretas dos poderes públicos na promoção de políticas voltadas à população LGBTQIAPN+ nos municípios de Ponta Porã, e Antônio João, região de marcada por vulnerabilidades sociais e altos índices de violência.

Conforme a portaria assinada pelo promotor Gabriel da Costa Rodrigues Alves, a medida tem como objetivo acompanhar a efetividade das políticas públicas destinadas a esse grupo, especialmente no acesso à saúde, educação, segurança e garantia de direitos.

A Promotoria cobra apresentação de dados, estratégias e ações do poder executivo, Legislativo, Delegacia de Polícia Civil e demais órgãos municipais.

Entre as solicitações estão informações sobre programas de saúde voltados à população LGBTQIAPN+, existência de projetos de combate à homofobia, ações de capacitação de profissionais da rede pública e campanhas educativas.

A promotoria também busca saber se há registro de crimes de ódio, políticas de acolhimento e a atuação de conselhos municipais de direitos.

O Ministério Público baseia-se em dados alarmantes, como os 122 assassinatos de pessoas trans e travestis registrados no Brasil em 2024, mantendo o país pelo 17º ano consecutivo como o que mais mata essa população no mundo, segundo relatório da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

A medida também segue diretrizes do (Conselho Nacional do Ministério Público) e recomendações da Corregedoria Nacional para o fortalecimento institucional da atuação em defesa da diversidade.

A promotoria reforça que a Constituição Federal assegura o direito à dignidade, a não discriminação e ao tratamento humanizado, e destaca que o STF reconheceu a omissão do Congresso Nacional na criminalização da homofobia e transfobia, determinando a aplicação da Lei do Racismo (Lei 7.716/89) a esses casos.

Prefeituras, câmaras municipais e secretarias têm prazo de 20 dias para apresentar as informações requeridas.

Onde pedir ajuda em caso de LGBTfobia

Pessoas LGBTQIAPN+ que sofrerem discriminação ou violência podem registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia de polícia. Também é possível buscar apoio na Defensoria Pública, com advogados, ou em organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos Direitos Humanos.

Há ainda instituições especializadas para acolher esse público, como o CADH (Centro de Atendimento em Direitos Humanos), a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ e a 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

A vítima pode reunir provas como áudios, prints de conversas, vídeos, fotos, publicações em redes sociais, testemunhos e qualquer outro material que ajude a mostrar a situação de discriminação ou violência.

Além do boletim de ocorrência, também é possível denunciar pelo Disque 100 (Direitos Humanos), pelo Ministério Público, Defensoria Pública ou pelos órgãos citados acima.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued