Pular para o conteúdo
Transparência

Riedel cria o GT Fazenda, grupo para analisar projetos do Congresso Nacional sobre o Codesul

Grupo deverá analisar e verificar os riscos e as oportunidades para os Estados do Codesul
Renata Volpe -
Riedel é presidente do Codesul. (Arquivo, Agência Notícias)

O governador Eduardo Riedel (PP), presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), criou o GT Fazenda, um grupo de trabalho para analisar a tramitação dos projetos de lei em curso no Congresso Nacional, notadamente do Projeto de Lei Complementar – PLP nº 435/2008 e apensos, verificando os riscos e as oportunidades para os Estados integrantes do Conselho.

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º), Riedel, como presidente do Codesul, levou em conta que o STF (Supremo Tribunal Federal) na ADI 5069 julgou inconstitucionais as novas regras de distribuição do FPE (Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal), estabelecidas pela Lei Complementar Federal nº 143, de 17 de julho de 2013, com base nas análises de ações que questionavam a legislação vigente, mantendo a aplicabilidade de seus dispositivos até o dia 31 de dezembro de 2025.

Ainda, foi considerada a necessidade de equilíbrio socioeconômico previsto na Constituição Federal e que a redistribuição de recursos pelo FPE deve observar esse princípio e que atualmente o debate desse tema se concentra no Projeto de Lei Complementar de origem parlamentar – PLP nº 435/2008, que tem como objeto a distribuição maior aos Estados da Legal, apenso ao Projeto de Lei Complementar – PLP nº 97/2022, que prevê a distribuição pelo critério populacional, ambos distantes do texto constitucional e das decisões do STF.

Portanto, foi criado o Grupo de Trabalho, denominado GT Fazenda, a ser integrado pelos Secretários de Estado da Fazenda dos 4 entes federados que compõem o Codesul.

Assim, o GT Fazenda terá como objeto a análise, a discussão e a proposição de alternativas relacionadas ao FPE, em especial:

  • acompanhar e avaliar a tramitação dos projetos de lei em curso no Congresso Nacional, notadamente do Projeto de Lei Complementar – PLP nº 435/2008 e apensos, verificando os riscos e as oportunidades para os Estados do Codesul;
  • realizar os cálculos e as projeções necessárias dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, instruindo os Governadores do Codesul de cada proposta, suas vantagens, desvantagens e atendimento ao julgado do STF (Supremo Tribunal Federal);
  • examinar a repercussão da Reforma Tributária, considerando a substituição do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e seus reflexos na base de cálculo do FPE;
  • avaliar a conveniência de eventual reaproveitamento de critérios constantes nos PLS nº 289/2011 e nº 192/2011, hoje arquivados, mas relevantes como referência técnica;
  • formular propostas que garantam critérios de rateio compatíveis com a Constituição Federal e com as decisões do STF, de forma a reduzir perdas e a promover maior equilíbrio para os Estado do Codesul ;
  • preparar informações, dados e proposições em relação aos demais Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de forma a possibilitar a articulação dos Governadores do Codesul com os demais Estados ou Consórcios Públicos no apoio a projetos de lei que melhor atendam a estes Estados, bem como à proposição conjunta e/ou apoio a Emendas aos projetos em tramitação no Congresso Nacional.

Contudo, o GT Fazenda deverá encaminhar suas conclusões e propostas à Secretaria-Executiva do Codesul até o dia 15 de novembro de 2025, possibilitando que os Estados atuem de forma coordenada antes do término do prazo de vigência da Lei Complementar, ou seja, até 31 de dezembro de 2025.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued