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Transparência

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Consórcio K&G venceu o leilão da Rota da Celulose, que tem incentivo de R$ 10 bilhões do Governo de MS
Fábio Oruê -
rota da celulose
Leilão da Rota da Celulose. (Divulgação, Saul Schramm)

O Consórcio K&G saiu vitorioso ao oferecer o melhor desconto para os pedágios da Rota da Celulose, em , em realizado na quinta-feira (8), na B3, em São Paulo. Assim, o conjunto de rodovias estaduais e federais será administrado por uma empresa nova nas concessões e por outra que enfrenta uma repactuação de contrato.

K é de KInfra, que administra a Rodovia do Aço, no Rio de Janeiro, tenta repactuar a concessão da BR-393/RJ para evitar a relicitação. O Ministério dos Transportes já apresentou parecer desfavorável ao pedido. O imbróglio acontece porque a KInfra está com multas milionárias por não cumprir as obrigações previstas em contrato.

Isto também indica a inviabilidade da renegociação do contrato e, por isso, teve o pedido negado pelo ministério. Inclusive, a pasta ainda pediu que publicassem um decreto declarando a caducidade da concessão e a retomada da BR-393 pelo poder público.

Durante coletiva após o leilão, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que esse imbróglio da KInfra não impedia a participação dela em outras concessões, inclusive a da Rota da Celulose, no qual saiu vencedora.

O ministro também ressaltou que a Galápago – outra parte do nome ‘K&G’ -, lidera do consórcio ao alegar a validade da união. Ou seja, ela terá mais responsabilidades e maior poder de decisão dentro do acordo.

Renan Filho ainda contou que a Galápagos participou do seu primeiro leilão junto a B3 e parabenizou as empresas vencedoras.

Confira a proposta:

rota da celulose
Propostas das empresas (Reprodução, B3)

Rota da Celulose

O consórcio vai administrar as rotas por 10 anos com incentivo de R$ 10 bilhões do Governo de MS e investimento de R$ 217 milhões. A vencedora apresentou desconto de 9% no valor do pedágio.

Serão concedidos 870,3 quilômetros da Rota da Celulose, que ganhou esse nome por ser formada por rodovias importantes para a cadeia produtiva da celulose no Mato Grosso do Sul. O trecho contempla extensões das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e das federais  e BR-267.

Ademais, a concessão prevê recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário pelo prazo da concessão.

Do valor investido pelo Governo do Estado, R$ 6,9 bilhões serão em capex e R$ 3,2 bilhões para despesas operacionais ao longo do contrato. 

Sem interesse

Entretanto, após a falta de interessados na primeira tentativa de leiloar a Rota da Celulose, em dezembro do ano passado, o projeto passou por alguns ajustes no edital.

Entre eles, um modelo econômico-financeiro que reduz os investimentos obrigatórios durante os primeiros quatro anos de operação, uma das demandas apresentadas pela iniciativa privada.

A projeção de receita dos 20 anos de operação também acabou alterada. A concessionária deverá duplicar 115 km de rodovias, construir 457 km de acostamentos e 245 km de terceiras faixas, além de 12 km de vias marginais.

Ademais, serão implantados 38 km de contornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes. Estão contempladas ainda obras de arte especiais, estruturas como pontes e passarelas, totalizando 3.780 m².

rota da celulose
MS-040 (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Pedágios na Rota da Celulose

O novo modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio nos trechos.

São eles:

  • 1 em Três Lagoas
  • 1 em Água Clara
  • 1 em Nova Andradina 
  • 1 em Nova Alvorada do Sul
  • 2 em 
  • 2 em 
  • 2 em Santa Rita do Pardo
  • 2 em Bataguassu

Entre as novidades, a concessão deve aderir a pórticos de cobrança de pedágio automático chamada de Free-Flow. Em relação, a tarifa quilométrica, o projeto reajustou para R$ 0,19 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,26 para pista dupla.

Além disso, para composição da política tarifária foram adotados os parâmetros de diferenciação de tarifa entre as de pista simples e de pista dupla (40% superior).

Descontos

A cobrança de pedágio será 100% eletrônica (sistema free-flow) com desconto de 5% na tarifa para usuários optantes pelo sistema de tag válido (AVI), e descontos progressivos de até 20% da tarifa para veículos de passeio conforme a frequência e isenção de cobrança para motocicletas.

A intenção é entregar as rodovias que formam a rota para a iniciativa privada com o intuito de economizar nos investimentos e promover melhorias. Com isso, quer alavancar ainda mais a região leste do Estado.

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