Pular para o conteúdo
Transparência

Servidores do Detran-MS denunciam manobra para deixar vistorias nas mãos de particulares

Órgão dá mais um passo para entregar serviço a empresas credenciadas
Gabriel Maymone -
Sem agendamento, pátio de vistoria do Detran-MS fica vazio. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

O fim do agendamento on-line para vistorias na sede do (Departamento Estadual de Trânsito) é visto por servidores como mais um passo para ‘entregar de bandeja’ o serviço para empresas credenciadas.

‘Longe’ da alçada do Detran-MS, falhas no serviço prestado por credenciadas são alvo de denúncias feitas desde 2015 pelo Jornal Midiamax. Inclusive, uma delas resultou no descredenciamento, a mando da Justiça, da vistoriadora Focar Vistoria Veicular Eireli-ME (CNPJ 20.847.353/0001-39), que tinha como sócio oculto o ex-diretor do Detran-MS, Nelson Gonçalves Lemes.

Um servidor que preferiu não se identificar diz que a intenção do Detran-MS é clara: “Se existe o serviço e eles não divulgam, deixa claro que a intenção é direcionar o serviço para as terceirizadas”, comentou.

À reportagem, o Detran-MS confirmou, oficialmente, o fim do agendamento on-line e justificou: “O número reduzido de servidores para realizar essa operação e a duração de cada vistoria, que pode levar de 40 minutos a 1h30, inviabilizou a manutenção desse agendamento no site”, pontuou a assessoria em nota.

Detran-MS ‘joga culpa’ em proprietários

Oficialmente, o Detran-MS alega que a decisão também foi motivada pelo “mau uso das agendas”, jogando a ‘culpa’ do fim do agendamento on-line sobre os proprietários. “Outro ponto que motivou a retirada dos agendamentos foi a identificação do mau uso das agendas, com agendamentos genéricos que eram usados como forma de guardar lugar na fila, e muitas vezes nem compareciam”.

Outro servidor ouvido pela reportagem rebateu: “Não faz sentido. Se faz agendamento é justamente para não congestionar”.

Com a mudança, agora, ao tentar agendar uma vistoria pelo sistema de serviços do Detran-MS, o usuário é ‘lançado’ automaticamente para a página com a lista das empresas credenciadas para fazer a vistoria.

Detran-MS diz que faz vistorias espontâneas, mas esconde informação

Para o usuário que tenta agendar a vistoria no Detran-MS, o sistema redireciona automaticamente para a lista de vistoriadoras credenciadas, induzindo o proprietário a marcar com alguma terceirizada.

Nenhum aviso de que é possível comparecer pessoalmente para realizar a vistoria é exibido. Dessa forma, vários leitores relataram à reportagem que acreditaram que o Detran-MS tivesse encerrado as vistorias na sede. “Se tem vistoria, por que não divulga nos serviços do Detran?”, questionou um leitor.

Questionado pela reportagem sobre o número de vistoriadores que fazem o serviço na sede, o Detran-MS afirma que são três, sendo um deles PcD, responsável pela parte administrativa.

Assim, em trecho da nota enviada ao Jornal Midiamax, o Detran-MS diz que “demandas espontâneas são atendidas normalmente. Em 2024 foram realizadas só na sede 2.134 vistorias, e de janeiro até agora (25/03) foram realizadas 429”.

Posteriormente, a reportagem questionou a assessoria se esses números são de antes do fim do agendamento on-line das vistorias. No entanto, não obteve resposta.

Pátio de vistoria vazio é usado como garagem para viaturas e depósito

Antigo pátio de vistoria é usado como garagem para viaturas. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

A reportagem foi até o bloco 22A, pátio de vistorias da sede do Detran-MS, na manhã do dia 25 de março, e flagrou o espaço vazio, sem a realização de vistoria.

Indícios de que o pátio não está sendo utilizado são as viaturas do Detran-MS estacionadas nas baias onde os veículos realizariam vistorias.

Também foram flagrados caminhões e diversos sacos no local, que também é aproveitado como depósito.

No entanto, conforme apurado pela reportagem, as vistorias foram realocadas para o bloco 22C, bem menor, visto que a demanda caiu drasticamente.

Porém, no 22C também é visível que não estão sendo realizadas vistorias.

Em 2018, Justiça proibiu novos credenciamentos de vistoriadoras após flagras de fraudes

Veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho. (reprodução)

Em setembro de 2018, anos após denúncias de fraudes realizadas pela Focar nas vistorias, o juiz David Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos atendeu a pedido do Ministério Público e proibiu o Detran-MS de entregar para empresas privadas a vistoria, o registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos.

A Ação Civil Pública, proposta pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, citou reportagem veiculada pelo Midiamax como prova do ‘perigo de dano’ que manter a atuação das vistoriadoras credenciadas, mesmo após inúmeras denúncias, representa para a população. A reportagem flagrou, em vídeo, um veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho.

Na época, reportagem do Jornal Midiamax publicou inúmeras denúncias. Em um dos casos, um automóvel reprovado por vistoriadores no pátio do Detran-MS foi aprovado por uma vistoriadora credenciada pouco tempo depois. Segundo o contribuinte, assim que deixou o Detran-MS com o veículo reprovado por ausência de equipamentos obrigatórios e película nos vidros fora dos padrões, ele levou o automóvel para a Dekra, que fez ‘vista grossa’ para as irregularidades e lançou a vistoria como aprovada. Nenhum dos itens reprovados foi sequer cobrado.

Em 3 semanas de investigação, a reportagem do Jornal Midiamax ouviu de despachantes, vendedores e proprietários de automóveis relatos sobre como continua possível ‘dar um jeitinho’ na hora de passar pela inspeção veicular em .

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar

Contar se reúne com nacional do Republicanos e comenta sobre futuro político

Governo de MS realiza leilão de mais de 2 mil mobiliários

Festival Curta Campo Grande leva 58 produções a espaços culturais em novembro

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Traje de 50 kg e robô: saiba como funciona o trabalho do esquadrão antibombas do Bope

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Com oficinas e mentorias, MS Fashion Hub oferece experiência imersiva de moda em Campo Grande

Evento gratuito acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, em Campo Grande

Cotidiano

Casos de trombose chegam a quase mil por ano em MS; condição pode levar à morte

Ficar muito tempo sentado ou deitado após uma cirurgia, ou em viagens longas, aumenta o risco de trombose

Polícia

Mulher tem a perna decepada com facão e motosserra durante tentativa de feminicídio

Força Tática da PM continua fazendo buscas para encontrar o autor

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Ponta Porã

Inscrições vão até o dia 31 de outubro; são 215 vagas para diversos níveis de formação