'Sumido' há 5 anos em ações, ex-nomeado de Gerson Claro no Detran-MS é achado em 3 dias Pular para o conteúdo
Transparência

‘Sumido’ há 5 anos em ações, ex-nomeado de Gerson Claro no Detran-MS é achado em 3 dias

Investigações 'aguardam' enquanto ninguém acha Gênis Barbosa; Midiamax localizou e falou com o ex-servidor
Gabriel Maymone -
Gerson Claro e Gênis Garcia Barbosa. (Reprodução)

Em três dias de apuração, o núcleo investigativo do Jornal Midiamax localizou Gênis Garcia Barbosa, réu por operar esquema de corrupção no Detran-MS, órgão em que atuou ao ser nomeado pelo deputado Gerson Claro – na época em que presidiu o órgão de trânsito.

O apadrinhado de Claro responde a 14 ações penais por fraudes no Detran-MS e não é localizado pelo Ministério Público desde 2021, quando iniciou a tramitação do primeiro processo criminal contra Gênis.

Gênis foi nomeado para cargo operacional após indicação política de Gerson Claro, quando era diretor-presidente do Detran-MS, e foi ‘promovido’ a gerente de agência após trabalhar na campanha de Claro para deputado estadual, em 2018. Foi nesse cargo que, segundo as investigações, Gênis teria praticado as fraudes.

Aliás, a passagem de Claro no Detran-MS foi marcada por investigação da Operação Antivírus, em que o deputado chegou a ser preso acusado de fraudes na contratação da empresa Pirâmide Informática com objetivo de desviar dinheiro público.

Gerson Claro foi preso e solto no mesmo dia, em 29 de agosto de 2017, e pediu exoneração do Detran-MS dias depois. (Arquivo, Jornal Midiamax)

Desde então, a Justiça já tentou intimar Gênis para responder os processos em pelo menos oito endereços fornecidos pelo Ministério Público, em três cidades: , (onde foi gerente de agência do Detran-MS) e . Em nenhuma ocasião ele foi localizado.

Responsável por um dos casos, o promotor de Justiça Jorge Ferreira Neto Júnior relembrou à Justiça as diversas tentativas de localizar o réu, reforçando que, na maioria dos casos, vizinhos informam aos oficiais de Justiça que ele saiu às pressas ou que não sabiam informar o paradeiro dele.

Em um dos casos, o oficial de Justiça constatou que um imóvel que Gênis usava para se esconder teria sido demolido, em Sidrolândia.

No processo, o promotor diz: “Ciente de todas as investigações que tramitam contra si, o denunciado, deliberadamente e permanentemente, deixou o local onde tinha residência, passando a ocultar seu paradeiro, pois nenhuma informação nova foi obtida, revelando que agora formaliza atos (ligações de água, luz e outros) em nome de terceiros“.

No documento, o promotor cita que teria realizado uma ‘vasta consulta’ para localizar outros endereços ligados a Gênis, até mesmo um sistema chamado ‘Robô Pesquisador de Endereços’, mas sem êxito.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Midiamax localizou Gênis em três dias

No entanto, o núcleo investigativo do Jornal Midiamax, que há anos apura escândalos de corrupção envolvendo o Detran-MS, localizou Gênis. A reportagem conseguiu conversar com ele por meio de uma ligação gravada e devidamente identificada.

Ao ser ouvido, Gênis afirmou que não tinha conhecimento de que estava sendo procurado e processado pela Justiça há anos. Questionado sobre as acusações de receber propina para “esquentar” a documentação de veículos — principalmente com a inclusão irregular do quarto eixo em semirreboques —, ele preferiu não se manifestar. Declarou apenas que iria “se inteirar certinho” e que “retornaria depois com seu posicionamento”, o que não aconteceu até o momento.

A reportagem também perguntou se ele ainda mantém contato com seu padrinho político, Gerson Claro. Gênis disse que não fala mais com pessoas ligadas ao Detran-MS. “Não tenho mais contato com ninguém não, até porque estou morando em outro estado, comecei tudo de novo. Estou em outra área e não tenho notícia de nada não”, disse.

No entanto, a reportagem do Jornal Midiamax apurou que ele trabalha fazendo frete na região de Sidrolândia. A informação foi confirmada pelo próprio Gênis em simulação de serviço feito pela reportagem e também por um outro freteiro da região.

A reportagem procurou o promotor Jorge Ferreira Neto Júnior, responsável por uma das ações contra Gênis. Através de seu assessor, ele pediu para a reportagem procurar a assessoria do Ministério Público.

O Jornal Midiamax procurou a assessoria do MPMS para que se posicionasse sobre as buscas ao denunciado e a respeito de uma possível blindagem no caso. Não houve resposta até a publicação desta matéria, mas o espaço segue aberto para futuras manifestações.

Gênis foi ‘promovido’ após encontro com Gerson Claro na Alems

Assim que Claro tomou posse como deputado estadual, em 1º de fevereiro de 2019, Gênis foi até a Assembleia Legislativa se encontrar com o político. Na ocasião, tirou uma selfie com o deputado e compartilhou a foto em um grupo de servidores do Detran-MS com a legenda “clareando cada vez mais”.

Então, poucos dias depois, Gênis foi promovido a gerente da agência do Detran-MS no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Assim, o salário de Gênis teve aumento de quase 80%.

Gênis ‘tirou onda’ em grupo de servidores do Detran-MS em foto com Gerson Claro dias antes de ser ‘promovido’ a gerente de agência (Reprodução)

🚨 Não perca nada! Entre no nosso canal de Política no WhatsApp e receba notícias direto no seu celular

Logo após essa guinada na carreira pública dentro do Detran-MS, servidores denunciaram ao Jornal Midiamax, em março de 2019, que o órgão havia se transformado em ‘cabide de emprego’ para aliados eleitorais de Gerson Claro no Detran-MS.

Na época, Claro admitiu à reportagem que ainda exercia influência na definição de comissionados para cargos de chefia no Detran-MS.

A reportagem procurou Gerson Claro para comentar a ligação com Gênis. Questionado sobre ter indicado o ex-servidor ao cargo, sobre a atuação dele na campanha eleitoral e sobre a promoção após a eleição do ex-diretor do Detran como deputado estadual, Claro limitou-se a dizer: “Nenhuma relação com ele” e “muito menos com as ações que eventualmente tenha feito. Saí do Detran em 2017. Fatos citados são após isso”.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prematuro vence desafios e vai para casa ao lado da família, após 46 dias de internação

Empregos - Imagem ilustrativa

Semana começa com mais de 300 vagas e salários de até R$ 10 mil em MS

Criminosos atiram contra cassino e fogem em Pedro Juan Caballero

esplanada moraes

Medo de grampos leva políticos e empresários a abandonar celulares

Notícias mais lidas agora

‘Sumido’ há 5 anos em ações, ex-nomeado de Gerson Claro no Detran-MS é achado em 3 dias

frio

Primeira onda de frio do inverno chega nesta segunda e MS deve registrar 0ºC de mínima

Imagem ilustrativa

Saiba como 29 mil contribuintes caíram na malha fina em MS e como evitar dor de cabeça

[ BASTIDORES ] Copa é Copa em todo lugar

Últimas Notícias

Mundo

Keir Starmer renuncia e abre disputa pela liderança do Partido Trabalhista no Reino Unido

O país terá o sétimo primeiro-ministro em cerca de dez anos

Esportes

Onde assistir: Messi pode se isolar como artilheiro das Copas contra a Áustria

Argentina encara a seleção austríaca às 13h, em Arlington

Cotidiano

VÍDEO: Carro pega fogo após capotar em colisão na Avenida Rachid Neder

Apesar do acidente, o trânsito flui normalmente no cruzamento com a Rua Pedro Celestino

Polícia

Restaurantes fecham após morte de funcionária em acidente entre carro e bicicleta elétrica

Gilsa morreu após batida entre bicicleta elétrica e um ônibus em Bonito