Pular para o conteúdo
Publieditorial

Os aplicativos de comunicação estão se tornando uma importante ferramenta de negócios

O uso massivo de aplicativos de comunicação tem afetado muito o mercado brasileiro.
Júlio Brandão -
Imagem: Freepik

Softwares como WhatsApp, Telegram, Discord e Slack deixaram de ser apenas mensageiros para conversas pessoais e se tornaram canais importantes para empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Do atendimento ao cliente à realização de vendas, essas plataformas permitem novas oportunidades de lucro.

E isso afeta diretamente os indicadores econômicos do país. Conforme levantamento divulgado pela Statista, o WhatsApp é hoje utilizado por cerca de 93% dos usuários de smartphone no Brasil, enquanto o Telegram está crescendo rapidamente, com atualmente mais de 50 milhões de usuários ativos no país. Isso mostra o impacto dessas ferramentas em uma economia cada vez mais conectada e competitiva.

Como canais multidisciplinares, esses aplicativos não vivem só de comunicação, possibilitam transações, criação de comunidades segmentadas, integração com outras plataformas e até modelos de negócio inovadores. Um exemplo de funcionalidade é a existência de bots e grupos focados em entretenimento. Os jogos com TG aproveitam a popularidade de apps como o Telegram para engajar seus usuários.

O que mostra como as fronteiras entre comunicação, e oportunidades comerciais estão ficando cada vez mais tênues, abrindo espaço para empreendedores que apostam na praticidade e no alto índice de adoção desses aplicativos no país.

O crescimento dos aplicativos de comunicação

A trajetória de popularização desses aplicativos no Brasil começou com o SMS, que logo deu lugar ao WhatsApp devido à possibilidade de enviar mensagens de forma gratuita (apenas exigindo conexão de dados). De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp atingiu, em 2023, a marca de uso por 98% dos donos de smartphone no país.

Tornando-se, assim, um canal primário de contato entre pessoas. Já o Telegram, que antes era visto como uma alternativa mais focada em grupos de tecnologia e comunidade de desenvolvedores, ampliou seu alcance para o público geral. Isso graças a funcionalidades como grupos sem limite rígido de membros, canais de transmissão e possibilidade de uso multiaparelho sem a necessidade de manter o celular principal conectado.

Outro fator que acelerou a adoção foi a demanda das empresas por canais de relacionamento mais próximos e rápidos. Pesquisas apontadas pelo indicam que até 70% das pequenas e médias empresas brasileiras utilizam aplicativos de mensagens para vendas ou atendimento ao cliente. Esse número está aumentando, pois mais empreendedores estão descobrindo o potencial de marketing e suporte que essas plataformas oferecem, além da redução de custos em relação a soluções tradicionais.

Principais funcionalidades para as empresas

Com a expansão do comércio eletrônico no país, o atendimento via WhatsApp ou Telegram é cada vez mais comum. A resposta em tempo real aumenta a satisfação do consumidor, gera confiança e reduz o número de etapas necessárias para concluir uma compra ou resolver um problema. E muitos aplicativos permitem a criação de catálogos de produtos e serviços.

Ou seja, o cliente pode fazer o pedido sem sair do chat. Isso diminui o atrito entre a divulgação de ofertas e o fechamento da venda, elevando a taxa de conversão. No Telegram é possível ainda programar bots para executar diversas tarefas, como envio de lembretes, recebimento de pagamentos e até gestão de comunidades.

No WhatsApp, as APIs para empresas possibilitam integração com sistemas de CRM, automação de marketing e análise de dados. As comunidades em aplicativos de mensagens vão além do simples agrupamento de usuários. Elas podem se tornar fóruns de discussão ou canais de suporte entre usuários, graças à facilidade de contato direto.

As empresas podem enviar promoções, ofertas especiais ou atualizações de produtos de forma segmentada, atingindo o público correto no momento certo. A alta taxa de abertura das mensagens, superior a 90%, conforme relatado por diversas agências de marketing digital, garante que a informação chegue ao público-alvo com eficiência.

A popularização de smartphones de baixo custo e a competitividade entre operadoras de móvel contribuem para baratear os planos de dados. Isso faz com que aplicativos de mensagens estejam entre as primeiras experiências de conectividade para muitas pessoas, funcionando como uma porta de entrada para o comércio eletrônico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued