Pular para o conteúdo
Saúde

Garantia de estoque: foliões trocam as ruas pelos bancos de coleta de sangue

Veja o horário de funcionamento dos postos de coleta
Arquivo -

Veja o horário de funcionamento dos postos de coleta

Sabadão de carnaval e a última coisa que vem à cabeça é levantar cedinho da cama. Nem sempre. Pode parecer altruísta demais, mas a humanidade ainda tem solução, sim! Pensando no próximo, campo-grandenses foram aos centros de coleta de sangue para fazer suas doações em uma das épocas em que mais se precisa de estoque.

Segundo a assistente social do Hemosul (Hemorrede do Estado de Mato Grosso do Sul), Joana Lea, a boa ação não se resumiu somente a esta manhã. Durante a semana que antecedeu o feriadão de Carnaval, doadores colocaram a carteirinha em dia. Tanto que, com exceção do tipo O -, as bolsas disponíveis são suficientes para chegar até a quarta-feira de cinzas (14).

Claro que nunca é demais. Por isso, o atendimento segue, mesmo em sistema de plantão. Neste sábado a coleta vai até meio-dia. Domingo (11) é dia de descanso, mas na segunda-feira (12) tanto o Hemosul, quanto o banco de sangue da Santa Casa funcionam das 7h às 12h.Garantia de estoque: foliões trocam as ruas pelos bancos de coleta de sangue

Na terça-feira (13) os postos ficam fechados e na quarta a Santa Casa funciona das 7h às 12h e o Hemosul das 13 às 17h. O único banco que permanece fechado durante todo o feriadão é o do Hospital Regional Rosa Pedrossian.

Fazendo coro ao bloco dos doadores estava a recepcionista Aline Vasconcelos, 23 anos. Ela decidiu ir até lá em pleno sábado de carnaval, justamente porque viu campanha dizendo que esta é uma das épocas de mais escassez nos estoques. “Preferi acordar cedo e ajudar as pessoas”, explicou.

Doador desde 2004, Leandro Vieira Nogueira, montador de elevadores, 32 anos, tem consciência de que seu sangue, O -, é ainda mais necessário. Isso porque qualquer pessoa pode receber este tipo sanguíneo, mas o contrário não pode ocorrer.

“A pessoa O – só pode receber O -, não pode ser outro tipo de sangue. Por isso eu venho aqui de quatro em quatro meses. Um dia eu também posso precisar e é bacana poder ajudar o próximo”, disse. Quer fazer parte desta rede do bem? Veja aqui os critérios para se tornar um doador de sangue. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Últimas Notícias

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Time cruzeirense dominou partida com parciais de 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 17, conquistando o sétimo título de Supercopa de sua história

Esportes

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Em quadra, Sada Cruzeiro venceu o Itambé Minas por três sets a zero e ficou com título pela sétima vez em sua história