Pular para o conteúdo
Saúde

Menino de 11 anos vence Síndrome de Guillain-Barré e volta a andar na Apae de Campo Grande

Diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré há 10 meses, Samuel Scariot, de 11 anos, voltou a andar na manhã desta terça-feira (12), no Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE). Segundo a mãe do paciente, Elecir Scariot, em junho de 2018, a criança foi atendida pela Santa Casa de Campo Grande, em […]
Arquivo -

Diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré há 10 meses, Samuel Scariot, de 11 anos, voltou a andar na manhã desta terça-feira (12), no Centro Especializado em Reabilitação da APAE de (CER/APAE).

Segundo a mãe do paciente, Elecir Scariot, em junho de 2018, a criança foi atendida pela Santa Casa de Campo Grande, em estado grave, com a visão e a fala comprometidas, além da perda de todos os movimentos voluntários do corpo.

Samuel sentiu uma forte dormência nas mãos – o primeiro sintoma da Síndrome de Guillain-Barré. No dia seguinte, ao acordar, já estava completamente paralisado na cama.

O menino chegou a ficar 15 dias entubado e 21 dias no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital, onde, segundo a mãe do paciente, a médica responsável comunicou que o caso, além de grave, era raro.

Samuel recebeu alta hospitalar após 41 dias de internação. Com 12 kg a menos, o menino deu início a mais uma batalha pela recuperação de seus movimentos.

De acordo com a fisioterapeuta Sarita Baltuilhe, supervisora do setor de Fisioterapia Pediátrica do CER/APAE, Samuel recebeu triagem inicial do SISREG (Sistema de Centrais de Regulação) em julho de 2018, com um quadro motor de tetraparesia (déficit de força muscular dos membros e tronco), força muscular grau 3 em membros superiores e força muscular grau 2 em membros inferiores, dor intensa ao mobilizar membros inferiores; e passou a utilizar cadeira de rodas para locomoção.

Samuel, que é acompanhado pela Equipe de Reabilitação Multiprofissional do CER/APAE, deixou todos que estavam no local emocionados no momento em que começou a dar os seus primeiros passos. O procedimento foi registrado pela mãe do paciente.

“Defino o dia de hoje como gratificante. A síndrome deixou o Samuel muito fragilizado, mas, com a reabilitação e medicação, os movimentos estão voltando, e o paciente está feliz e confiante em poder voltar a andar”, relatou a fisioterapeuta Daniela Araújo, que acompanhou o paciente durante esse momento.

De acordo com Elecir, mãe do Samuel, os médicos não souberam diagnosticar a causa da síndrome. “Surpreendente como tudo surgiu da noite para o dia. Enfrentei e enfrento tudo isso com muita luta e batalha, cuido do Samuel sozinha. Deixei meu emprego, mas graças a Deus e aos profissionais da APAE, meu filho a cada dia tem uma evolução, ele é um milagre e estou muito feliz e ainda mais confiante, o Samuel voltará a realizar as atividades normais, eu acredito”, relatou.

Guillain-Barré

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica autoimune em que o sistema nervoso é atacado pelo próprio sistema imunológico do organismo. Esse ataque provoca lesão na estrutura que recobre os nervos, o que provoca fraqueza muscular progressiva e paralisia. Se afetar os músculos respiratórios, o quadro pode ser fatal.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de tratamento para a síndrome de Guillain-Barré, incluindo procedimentos, diagnósticos clínicos, de reabilitação e medicamentos. O Brasil conta hoje com 136 Centros Especializados em Reabilitação, que atendem pacientes pela rede pública de saúde, sendo o CER/APAE de Campo Grande, um deles. (Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Engenheiro civil morre após acidente a caminho do trabalho na BR-267 em MS

Gestante é agredida pelo ex-marido em Dourados com socos na cabeça e no rosto

sol

Com frio atípico para outubro, MS marca mínima de 9°C nesta terça-feira

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Últimas Notícias

Polícia

Picape roubada é encontrada com carregador de pistola e 17 munições no Jardim Seminário

Veículo foi roubado na última quinta-feira (16) em Ribas do Rio Pardo

Mundo

Parlamento do Japão elege Sanae Takaichi como primeira-ministra

Takaichi é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país

Emprego e Concurso

Centenas de empresas em Campo Grande estão com vagas abertas nesta terça-feira

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Famosos

Tufão, dramática, sem publi: Estreia de Três Graças gera memes na web; veja

Três Graças, a nova novela das 21h da TV Globo, fez sucesso nas redes sociais e ficou entre os assuntos mais comentados da noite