Pular para o conteúdo
Saúde

Ministério da Saúde faz consulta pública para tratamentos contra tuberculose e HIV

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para que a sociedade possa enviar opiniões, sugestões e críticas sobre a incorporação do medicamento dolutegravir para o tratamento de coinfecção de tuberculose e HIV. As participações podem ser enviadas até dia 10 de setembro por meio de formulário eletrônico. O medicamento atualmente é ofertado pelo SUS […]
Arquivo -
(Reprodução
(Reprodução

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para que a sociedade possa enviar opiniões, sugestões e críticas sobre a incorporação do medicamento dolutegravir para o tratamento de coinfecção de tuberculose e HIV. As participações podem ser enviadas até dia 10 de setembro por meio de formulário eletrônico.

O medicamento atualmente é ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento de HIV/Aids e poderá também atender aos pacientes de tuberculose em casos de coinfecção.

Segundo o Ministério da Saúde, o dolutegravir apresenta uma série de vantagens como alta potência; nível muito baixo de eventos adversos; tratamento eficaz por mais tempo e menor resistência. Além disso, o medicamento baixa a carga viral mais rapidamente, sendo importante aos pacientes recém-diagnosticados com HIV e casos graves de coinfecao tuberculose e HIV.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde solicitou à Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) no SUS uma avaliação para incorporar o dolutegravir para o tratamento antirretroviral de pacientes coinfectados com HIV e tuberculose.

A partir disso, a Conitec analisou estudos a respeito da eficácia do medicamento, que comprovaram que o dolutegravir 50mg, administrado duas vezes ao dia, quando coadministrados com rifampicina, é bem tolerado em pacientes com tuberculose.

A tuberculose em pessoas que vivem com HIV é uma das condições de maior impacto na mortalidade pelas duas doenças no país. Essas pessoas têm maior risco de desenvolver a tuberculose, e muitas vezes, só têm o diagnóstico da infecção pelo vírus durante a investigação/confirmação da tuberculose. A chance de uma pessoa que vive com HIV ter tuberculose é 25 vezes maior que uma pessoa sem HIV.

O diagnóstico precoce de infecção pelo HIV em pessoas com tuberculose e o início oportuno do tratamento antirretroviral reduzem a mortalidade. Portanto, o teste para diagnóstico do HIV (rápido ou sorológico) deve ser ofertado a toda pessoa com diagnóstico de tuberculose.

Caso o resultado da testagem para HIV seja positivo, a pessoa deve ser encaminhada aos serviços especializados, e que sejam mais próximos de sua residência para dar continuidade ao tratamento da tuberculose e iniciar o tratamento da infecção pelo HIV.

(Com informações do Ministério da Saúde)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Ônibus

Linhas de ônibus voltam a rodar após paralisação do Consórcio Guaicurus em Campo Grande

Israel identifica mais dois corpos de reféns enquanto Vance se prepara para encontrar Netanyahu

Atenção à Gagueira: em MS, falar é ato de resistência e coragem para quem enfrenta condição

Ucrânia: Ataque russo com mísseis e drones deixa ao menos dois mortos em Kiev

Notícias mais lidas agora

Campo Grande amanheceu sem ônibus após paralisação de motoristas do Consórcio Guaicurus 

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Campo Grande amanhece com frio de 10°C, mas terá elevação nas temperaturas

Últimas Notícias

Trânsito

Bombeiro bate carro em pilar de estabelecimento na Brilhante em Campo Grande

Na mesma região, um motociclista atingiu uma placa de ‘Pare’ cerca de 20 minutos antes no início da manhã

Brasil

STF publica acórdão do julgamento que condenou Bolsonaro e outros sete réus

Documento contém os votos revisados dos cinco ministros que integram a Primeira Turma

Política

Agetran tenta barrar petição contra Consórcio alegando que ação tem tirado o conforto dos usuários

Maicon realiza ações nos terminais tentando buscar assinaturas para petição on-line que pede a intervenção do Consórcio Guaicurus

Brasil

Não há divergência entre Lula e Trump sobre a Venezuela, afirma Alckmin

Segundo ele, Brasil busca manter uma postura de neutralidade e diálogo nas relações internacionais