Pular para o conteúdo
Saúde

Empresa de plano de saúde de Dourados descredencia hospital particular por irregularidades

Segundo a operadora, plano de nenhum documento foi apresentado, a fim de confirmar quem responde jurídica e administrativamente pelo hospital
Marcos Morandi -
Unidade também não teria apresentado a atualização dos alvarás e das licenças sanitárias. (Foto: Reprodução, Flávio Verão)

A Unimed notificou o Hospital Santa Rita Ltda. nesta sexta-feira (17) sobre o descredenciamento total da unidade, com prazo de 30 dias corridos. A decisão foi tomada após a operadora alegar inúmeras tentativas frustradas de regularizar pendências administrativas e jurídicas com a nova direção do hospital, que assumiu a gestão no início deste ano.

Segundo a Unimed, desde a mudança de controle do Hospital Santa Rita, a operadora solicitou repetidamente documentos que comprovassem a regularidade da representação legal e a titularidade da unidade. No entanto, nenhum documento foi apresentado, impedindo a Unimed de confirmar quem responde jurídica e administrativamente pelo hospital.

Além disso, a Unimed foi informada pela câmara de compensação das faturas assistenciais do sistema de intercâmbio da Unimed do Brasil que o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) vinculado ao CNPJ do Hospital Santa Rita foi transferido para outro CNPJ com endereço e CEP não correspondentes à localização do hospital.

Essa alteração, considerada indevida pela Unimed, impede o envio de dados assistenciais ao sistema TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), mecanismo obrigatório de controle e rastreabilidade entre prestadores e operadoras de saúde, comprometendo a transparência dos atendimentos e violando regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A Unimed também informou que o Hospital Santa Rita não apresentou a atualização dos alvarás e licenças sanitárias, requisitos indispensáveis para manter o credenciamento ativo. Mesmo após notificações, nenhum documento foi encaminhado, o que aumentou a desconfiança sobre a conformidade do hospital com as normas de vigilância sanitária.

Outro ponto levantado pela Unimed é a dúvida quanto ao vício de representação, ou seja, a incerteza sobre quem é o representante legal e gestor do hospital. Essa incerteza é reforçada por um processo judicial em andamento na Comarca de Dourados (nº 0811040-56.2025.8.12.0002), que discute a legitimidade da nova administração e a forma como se deu a transferência do controle societário do Santa Rita.

Diante desse conjunto de problemas, a Unimed Dourados afirma que não teve alternativa senão rescindir o contrato e descredenciar o hospital. A operadora garante que o descredenciamento não prejudicará o atendimento aos clientes, que poderão ser atendidos normalmente nos hospitais Evangélico Mackenzie, do Coração de Dourados e Cassems de Dourados, que possuem estrutura completa para atender à demanda.

A Unimed determinou que, em cinco dias, a direção do Hospital Santa Rita encaminhe a relação completa de pacientes internados e em tratamento, com relatórios médicos individualizados.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a direção do Hospital Santa Rita para tratar do assunto, mas, até o momento, não recebeu nenhuma manifestação. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira 

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e idoso sofre queimaduras em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira 

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Últimas Notícias

Cotidiano

Campanha concede até 80% de desconto em contas de energia atrasadas em MS

A iniciativa contempla todos os clientes da distribuidora que desejam regularizar suas contas vencidas a partir de 1 dia

Cotidiano

Halloween do Bosque oferece atividades temáticas e gratuitas para toda a família

3ª edição ocorrerá no próximo sábado (25), das 15h às 18h, no Shopping Bosque dos Ipês

Transparência

Prefeitura de Sonora corrige erro e valor de ata de R$ 106 milhões é reduzido

Executivo aderiu uma parte que soma R$ 2,2 milhões da ata do CIM-Jequitinhonha

Mundo

Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas diante de tensão entre Petro e Trump

Presidente da Colômbia afirmou que Trump foi grosseiro com o país nas últimas publicações em redes sociais sobre a Colômbia