Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Para combater o sexismo, estudantes da UEMS criam o ‘Manual da Caloura’

Em formato de fanzine, material acolhe novas estudantes
Arquivo -

Em formato de fanzine, material acolhe novas estudantes

A cada início de semestre, centenas de novos estudantes universitários – os calouros – preparam-se para desbravar um novo ambiente, às vezes pacífico, às vezes selvagem: a . E nesse processo de adaptação, os veteranos, muitas vezes, têm papel fundamental. Foi o que aconteceu na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em , onde acadêmicas de vários cursos de graduação criaram o ‘Manual da Caloura’.
 
A ideia veio da acadêmica de Direito Juliana Lino, que após ter contato com um fanzine produzido na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), decidiu produzir algo semelhante, mas, mais adaptado à realidade de mulheres universitárias em Mato Grosso do Sul.  Com temática feminista, o ‘Manual da Caloura’ tem o objetivo de dialogar com as novas acadêmicas, quando chegam à universidade, sobre assuntos relacionados a gênero, diversidade e preconceito, entre outros temas.

“Reunimos meninas de vários cursos como Direito, Engenharia Física, Letras entre outros, que fazem ou não parte de movimentos populares. Primeiramente, realizamos uma roda de conversa denominada ‘Mulheres na universidade: Universidade que temos e a Universidade que queremos’ para elencar as necessidades da nossa Instituição, sintetizamos os temas e fizemos as colagens e produções dos textos”, explicou.

Fanzine

O formato ‘fanzine’, que consiste basicamente num folheto dobrado com colagens, sem a necessidade de diagramações complexasm foi escolhido por ser uma forma mais fácil e simples de comunicação. Desta forma, o ‘Manual da Caloura’ busca fazer conscientização dos direitos das universitárias e promover a ideia do entre as estudantes. A idealizadora do projeto lamenta que o fanzine não tenha comportado todos os temas pertinentes. “Mas, foi a forma mais compacta que encontramos de fazer um manual que tivesse coisas básicas. Colocamos frases de efeito para que as meninas se sintam acolhidas dentro do espaço acadêmico e para elas entenderem que nós não somos inimigas”, destacou Juliana.

Professores da UEMS apoiam esse projeto, que mostra às universitárias, de forma simples, o material que aborda frases que façam com que elas se sintam acolhidas no espaço acadêmico. Para os docentes, a iniciativa é uma forma que pode se um modelo de comunicação com as calouras, já que, segundo eles, quase ninguém dialoga com as estudantes quando elas chegam à universidade

A distribuição deverá ser feita, principalmente, para as calouras da UEMS. Entretanto, a ideia é que a mensagem chegue ao máximo de pessoas possível. A reprodução do manual e, inclusive, incentivada.

(Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nicolas Sarkozy chegou à prisão para cumprir cinco anos de pena

VÍDEO: colisão na Afonso Pena gera engavetamento entre três veículos em horário de pico

Mulher é assassinada asfixiada em Três Lagoas por companheira que acaba presa pela polícia 

UFMS busca conselheiros voluntários para propor melhorias e avaliar serviços prestados pela Universidade

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Assaltante morre após troca de tiros com policiais do DOF em Dourados

Últimas Notícias

Política

Câmara define lista para relator de processos contra Pollon e mais dois; confira nomes

Nome do relator será definido a partir da lista tríplice

Polícia

Idoso que sofreu queimaduras após vazamento de gás permanece sedado na Santa Casa

Vítima foi extubada e estado de saúde é considerado estável

Polícia

Homem perde R$ 7,7 mil em golpe de falso prêmio de título de capitalização

Golpistas se passam por representantes da conhecida empresa, prometem premiação em dinheiro, mas antes enviam links para roubar da dos e acessar dados bancários, ou pedem que o cliente faça uma transferência

MidiaMAIS

Feira geek, tecnologia e prêmio ‘Jovem do Ano’: confira a programação da Cidade da Juventude 

Evento será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, na Vila Morena, nos altos da Afonso Pena