Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Fazenda investigada em operação por dano ambiental tinha autorização do Imasul

Fazendas situadas em Nioaque, distante 183 km de Campo Grande, investigadas por desmatamento em operação Cachorro-Vinagre, deflagrada em 2017, tiveram inquérito civil arquivado pelo MPE (Ministério Público Estadual). Uma delas tinha autorização do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Segundo a decisão publicada em diário oficial nesta quinta-feira (25), a F...
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Fazendas situadas em Nioaque, distante 183 km de Campo Grande, investigadas por desmatamento em operação Cachorro-Vinagre, deflagrada em 2017, tiveram arquivado pelo MPE (Ministério Público Estadual). Uma delas tinha autorização do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Segundo a decisão publicada em diário oficial nesta quinta-feira (25), a Fazenda Forquilha foi investigada devido ao dano ambiental. Porém, foi constatado que não teve prejuízo a ser recomposto, pois a propriedade tinha autorização do Imasul. Sendo assim, com a licença válida emitida em 2013, o inquérito contra a fazenda foi arquivado. 

Na outra decisão do MPE, a Fazenda Varjão situada entre os municípios de Nioaque e Maracaju, foi investigada por desmatar 9,57 hectares,  em decorrência da Operação Cachorro-Vinagre. 

Após apuração, não foi comprovado o desmatamento dos hectares citados, mas sim, a realização de limpeza e reforma de pastagens, onde foram retiradas as vegetações de porte arbustivo revegetadas com o uso de roçadeiras, que não geram aproveitamento de material lenhoso. Por isso, o procedimento foi arquivado. 

Operação

A Operação foi apelidada de Cachorro-Vinagre, uma alusão a uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção, conforme Instrução Normativa 003/2013, do Ministério do Meio Ambiente. Conforme divulgado pelo MPE, a operação foi efetivada em 2016, por intermédio do Caoma (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente) e Nugeo ( Núcleo Ambiental e do Núcleo de Geotecnologias). 

Toda a área investigada contemplou a bacia hidrográfica do Rio Paraná e abrange 37 cidades de Mato Grosso do Sul: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, , Rochedo, , Selvíria, Sete Quedas, Terenos, Tacuru e Três Lagoas.

Entre as irregularidades, a operação constatou desmatamento sem autorização ambiental e autorização ambiental para atividade diversa da praticada. Um dos delitos, por exemplo, consistiu em utilizar a autorização de aproveitamento de material lenhoso ou corte de árvores nativas isoladas, para desmatar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mae de eliza samudio perfil bruninho

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Lei obriga prefeito de Antônio João a publicar estoque atualizado de medicamentos

Em audiência, Agetran promete melhorias na ciclovia da Avenida Cônsul Assaf Trad

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

‘Obrigada por realizar o sonho da minha filha’: fã de 9 anos conhece Wallace na Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Profissionais irão atender desde Atenção Primária até serviços de urgência e emergência

Polícia

Idoso fica ferido após incêndio provocado por vazamento de gás

Segundo a familiar, o idoso foi sedado e está sendo medicado no CRS Nova Bahia

Brasil

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Homens, jovens e pessoas com ensino superior são os grupos com maior otimismo sobre o uso da IA

Mundo

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

Republicano alegou ter sido ameaçado pela China e por isso revidou com as tarifas