Pular para o conteúdo
Cotidiano

Clima despenca 10°C e anuncia chegada de tempestades e ventos de até 100 km/h em Campo Grande

Na região sul de MS, previsão indica grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos
Jennifer Ribeiro, Idaicy Solano, Fábio Oruê -
Chuva em Campo Grande. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Pancadas de chuvas isoladas foram registradas na tarde desta sexta-feira (17), em . A mudança no clima já era prevista pela meteorologia — que indicava ‘perigo potencial’, ‘perigo’ e ‘grande perigo’ para tempestades em — e trouxe alento para os campo-grandenses que já não aguentavam mais o calorão.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva propiciou a queda da sensação térmica na Capital, saindo dos 32°C para 22°C. A condição, conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), deve-se ao ar quente e úmido que predomina no Estado.

Mas a chuva não é a única condição esperada em Mato Grosso do Sul. Isso porque uma frente fria atípica avança e deve derrubar os termômetros ainda nesta sexta. Sábado (16) também será instável, com queda acentuada nas temperaturas, especialmente no sul e centro-sul do Estado.

Conforme o monitoramento do MSN Clima, a chuva avança para Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul.

Tempestade em todo o Estado

Para esta sexta-feira (17), o Inmet prevê tempestade intensa para a região sul do Estado. Os municípios podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há também grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estrago de plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Já na região centro-sul, é esperada chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Por fim, na região norte e leste do Estado, a chuva deve ficar entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Em ambos os cenários, a orientação é para que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, não é recomendado o uso de aparelhos elétricos ligados à tomada. Em caso de dúvida ou urgência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Sábado (18)

No sábado, o dia permanece com a presença do sol, porém parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia. Há também a possibilidade de chuvas e tempestades, que podem ocorrer acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. É esperada precipitação acima de 40 mm/24h, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e leste do Estado. 

A mudança do tempo acontece por causa da chegada de uma frente fria, junto do ar quente e úmido que vem de outras regiões. Além disso, áreas de baixa pressão e movimentos de ar na atmosfera ajudam a formar a chuva e o tempo instável no Estado.

Estão previstas mínimas entre 16°C e 18°C e máximas entre 23°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande . No sudoeste e em regiões pantaneiras, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C e máxima entre 26°C e 29°C. 

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 24°C e 34°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 27°C. Os ventos atuam do quadrante sul a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Domingo (19)

Domingo será de tempo firme, com variação de nebulosidade, principalmente na região centro-sul do Estado. É esperado, ainda, que as temperaturas caiam, devido à entrada de uma massa de ar fria, atípica para esta época do ano. É prevista uma queda acentuada das temperaturas, com mínimas entre 12°C e 16°C, sendo os menores valores esperados entre segunda (20) e terça-feira (21).

No domingo, ainda há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento nas demais regiões do Estado, devido ao avanço da frente fria. 

Segunda-feira (20) 

Já na segunda-feira, o tempo fica firme em todo o Mato Grosso do Sul, devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco e estável. Estão previstas mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 24°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 24°C e máxima entre 29°C e 32°C. 

Por fim, nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 14°C e 22°C e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 15°C e 18°C e máximas de até 26°C. Os ventos atuam entre o quadrante sul e leste a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

Últimas Notícias

Esportes

Supercopa de Vôlei: treinadores projetam final entre Osasco São Cristóvão e Sesi Bauru

Técnicos falaram durante coletiva de imprensa, com presença ainda de Dani Lins e Camila Brait. Final acontece no sábado, às 20h, no Ginásio Guanandizão

Política

Mesmo com pressão do MP, prefeitura de Maracaju diz que não pode demitir temporários

Nota do Executivo Municipal reitera que medida do MPMS em caráter recomendatório — ou seja, pode ou não ser acatado

Mundo

EUA compraram o equivalente a US$ 339 milhões em pesos argentinos entre 9 e 15 de outubro

Secretário de Trump afirmou que compras foram feitas à vista

Emprego e Concurso

Suzano abre três processos seletivos para preencher vagas em Ribas do Rio Pardo

A inscrição pode ser feita por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano