Pancadas de chuvas isoladas foram registradas na tarde desta sexta-feira (17), em Campo Grande. A mudança no clima já era prevista pela meteorologia — que indicava ‘perigo potencial’, ‘perigo’ e ‘grande perigo’ para tempestades em Mato Grosso do Sul — e trouxe alento para os campo-grandenses que já não aguentavam mais o calorão.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva propiciou a queda da sensação térmica na Capital, saindo dos 32°C para 22°C. A condição, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), deve-se ao ar quente e úmido que predomina no Estado.
Mas a chuva não é a única condição esperada em Mato Grosso do Sul. Isso porque uma frente fria atípica avança e deve derrubar os termômetros ainda nesta sexta. Sábado (16) também será instável, com queda acentuada nas temperaturas, especialmente no sul e centro-sul do Estado.
Conforme o monitoramento do MSN Clima, a chuva avança para Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul.
Tempestade em todo o Estado
Para esta sexta-feira (17), o Inmet prevê tempestade intensa para a região sul do Estado. Os municípios podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há também grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estrago de plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Já na região centro-sul, é esperada chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Por fim, na região norte e leste do Estado, a chuva deve ficar entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Em ambos os cenários, a orientação é para que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, não é recomendado o uso de aparelhos elétricos ligados à tomada. Em caso de dúvida ou urgência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.
Sábado (18)
No sábado, o dia permanece com a presença do sol, porém parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia. Há também a possibilidade de chuvas e tempestades, que podem ocorrer acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. É esperada precipitação acima de 40 mm/24h, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e leste do Estado.
A mudança do tempo acontece por causa da chegada de uma frente fria, junto do ar quente e úmido que vem de outras regiões. Além disso, áreas de baixa pressão e movimentos de ar na atmosfera ajudam a formar a chuva e o tempo instável no Estado.
Estão previstas mínimas entre 16°C e 18°C e máximas entre 23°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. No sudoeste e em regiões pantaneiras, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C e máxima entre 26°C e 29°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 24°C e 34°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 27°C. Os ventos atuam do quadrante sul a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Domingo (19)
Domingo será de tempo firme, com variação de nebulosidade, principalmente na região centro-sul do Estado. É esperado, ainda, que as temperaturas caiam, devido à entrada de uma massa de ar fria, atípica para esta época do ano. É prevista uma queda acentuada das temperaturas, com mínimas entre 12°C e 16°C, sendo os menores valores esperados entre segunda (20) e terça-feira (21).
No domingo, ainda há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento nas demais regiões do Estado, devido ao avanço da frente fria.
Segunda-feira (20)
Já na segunda-feira, o tempo fica firme em todo o Mato Grosso do Sul, devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco e estável. Estão previstas mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 24°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 24°C e máxima entre 29°C e 32°C.
Por fim, nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 14°C e 22°C e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 15°C e 18°C e máximas de até 26°C. Os ventos atuam entre o quadrante sul e leste a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)