Crédito do FGTS para Santas Casas é prorrogado até 2030 Pular para o conteúdo
Brasil

Crédito do FGTS para Santas Casas é prorrogado até 2030

Texto aprovado pelo Senado vai à sanção presidencial
Liana Feitosa -
santa casa
Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Divulgação/ABCG)

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (15) o projeto de lei (PL) que prorroga até 2030 o prazo para a aplicação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em operações de crédito destinadas a hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia. O PL 2.465/2026 segue para sanção da Presidência da República.

Essa linha de crédito também poderá ser utilizada por instituições sem fins lucrativos que atuam no atendimento a pessoas com deficiência e prestam serviços de forma complementar ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A lei do FGTS permitia esse tipo de operação com juros menores até 2022, a partir de uma medida provisória de 2018, que acabou se convertendo em lei federal no ano seguinte.

Segundo o governo, no período em que vigorou a linha de crédito, o fundo bancou empréstimos de cerca de R$ 3 bilhões para 140 entidades hospitalares filantrópicas por meio de 134 operações de crédito sem destinação específica e de 122 operações de crédito para reestruturação financeira.

A prorrogação do financiamento também deverá permitir a reestruturação de dívidas das entidades com diminuição dos encargos financeiros de 18% ao ano para cerca de 12% ao ano.

De autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a proposta altera a Lei 8.036, de 1990, que regulamenta o FGTS. Antes de passar no Senado, a medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada.

Relator da matéria no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos desempenham papel estratégico no sistema de saúde, especialmente em municípios onde representam a principal ou a única estrutura hospitalar. Segundo ele, muitas dessas instituições enfrentam elevado endividamento e dificuldades financeiras, o que ameaça a continuidade de serviços essenciais.

“É evidente a relevância social, econômica e institucional da proposição, cuja pronta aprovação evitará o agravamento do quadro de endividamento do setor filantrópico de saúde e contribuirá para a continuidade assistencial de milhões de brasileiros que dependem diariamente dos serviços prestados por essas entidades”, afirmou.

*Com informações das agências Câmara e Senado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Comerciante desaparece durante espera por esposa em salão de beleza de Campo Grande

Comerciante desaparece durante espera por esposa em salão de beleza de Campo Grande

Disputa entre facções teria motivado morte de adolescente em Dourados

Dupla é presa com armas de fogo em abordagem na Avenida Mascarenhas de Moraes

bets

Fazenda vai endurecer restrições para sites de bets, diz ministro

Discussão por suposta traição termina com carro destruído a marretadas em Campo Grande

Discussão por suposta traição termina com carro destruído a marretadas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Guarda Animal anuncia fim das atividades e busca lar para 120 animais

ONG alvo de ação terá 10 meses para destinar animais à adoção antes de fechar as portas

Enfermeiro é afastado por assediar mulher que acompanhava bebê no HRMS

Enfermeiro é afastado por assediar mulher que acompanhava bebê no HRMS

‘Eu tranco tudo aqui’: ex-chefe manipulava regulação da saúde em MS para fraudar licitações

‘Eu tranco tudo aqui’: ex-chefe manipulava regulação da saúde em MS para fraudar licitações

Justiça suspende pagamento de R$ 581 mil em férias a Domingos Brazão

Mandante da morte de Marielle, Domingos Brazão perde cargo no TCE-RJ

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador rural cai de quadriciclo e morre em fazenda de Cassilândia

Vítima era passageira do quadriciclo

Brasil

Senado aprova penas maiores em crimes contra professores e médicos

Texto aprovado cita delitos como lesão corporal, desacato e homicídio

Emprego e Concurso

Nomeação de aprovados em concurso da Polícia Civil de MS deve sair só em 2027

Em reunião com o ogovernador, categoria "reforçou a urgência da recomposição do efetivo da Polícia Civil"

Esportes

Brasil bate bicampeã olímpica França na Liga das Nações de vôlei

Seleção masculina volta à quadra contra EUA nesta quinta-feira