Pular para o conteúdo
Brasil

STF reiniciará no plenário físico análise sobre ações bilionárias decorrentes da tese do século

O intuito é validar a inclusãio de tributos na base de cáculo do PIS/Confins
Agência Estado -
STF soma 3 votos a 0 para anular absolvição no caso Mariana Ferrer
Sessão plenária do STF. (Foto: Antônio Augusto/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai reiniciar no plenário físico o julgamento da ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) 98, movida pela AGU (Advocacia-Geral da União) para tentar encerrar ações derivadas da “tese do século”. O objetivo do governo é validar a inclusão de tributos na base de cálculo do PIS/Cofins.

O relator, Kássio Nunes Marques, já havia negado a ação por entender que o pedido da AGU é abrangente e genérico. Além disso, ele considerou que a ação buscaria antecipar o julgamento de temas que aguardam definição pelo Supremo.

A AGU pediu a reconsideração da decisão e o recurso foi submetido ao plenário virtual. A conclusão seria na última sexta-feira (18) mas o ministro Flávio Dino pediu destaque – o que zera o placar e transfere a discussão para o plenário físico Já havia maioria para negar o recurso.

Na petição, a AGU sustenta que não pretende substituir o julgamento de mérito dos temas com repercussão geral pendentes, mas levar ao plenário uma questão constitucional que, segundo o órgão, tem impulsionado a multiplicação de litígios no país.

A ação protocolada no ano passado pede que a Corte reconheça a legalidade da incidência de “tributo sobre tributo” para tentar encerrar milhares de processos que buscam reproduzir a lógica da “tese do século”, julgada em 2017. Na ocasião, o Supremo excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins e determinou a devolução de valores cobrados indevidamente dos contribuintes -, em um revés de centenas de bilhões para a União.

A tese proposta pela AGU é que somente não compõe a base de cálculo do PIS/Cofins “aquilo que a lei ordinária expressamente determinar”.

A AGU cita especialmente três temas em tramitação no STF que, somados, podem gerar impacto de R$ 117,6 bilhões e alcançam mais de 113 mil processos. A maior parte é sobre a inclusão do PIS/Cofins na própria base (44 mil) e inclusão do ISS na base do PIS/Cofins (42 mil), e outros 3 mil tratam da inclusão do crédito presumido de ICMS na base do PIS/Cofins.

Se acolhida, a ação da AGU teria o efeito de zerar o placar de dois julgamentos que já foram iniciados e têm, hoje, maiorias favoráveis ao contribuinte.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
asfalto_2

Prefeitura de Campo Grande aditiva contrato para asfalto em R$ 1 milhão

Preso em Campo Grande, Marcinho VP é denunciado pelo MPRJ após operação

Preso em Campo Grande, Marcinho VP deve continuar em presídio federal fora do RJ

Não sabe consolar alguém de luto? Psicóloga revela em livro reflexão sobre a morte

Não sabe consolar alguém de luto? Psicóloga revela em livro reflexão sobre a morte

Populares sentem mau cheiro e encontram homem morto em terreno no bairro Tijuca

Populares sentem mau cheiro e encontram homem morto em terreno no bairro Tijuca

Notícias mais lidas agora

candidatos-governo-2026_2

Debate Midiamax acontece hoje; confira como e onde assistir

candidatos-governo-2026_4

Candidatos ao Governo de MS fecham agenda para se preparar para o Debate Midiamax

Quando o dentista vai até o paciente: atendimento em casa traz uma nova forma de cuidar e é pioneiro em MS

Quando o dentista vai até o paciente: atendimento em casa traz uma nova forma de cuidar e é pioneiro em MS

Com 29 mortes em 2024, criança de 9 anos foi última vítima de dengue em Mato Grosso do Sul

Monitoramento aponta queda de 47% na presença de ovos do Aedes aegypti

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio de grandes proporções chama atenção em lavoura de Caarapó

Fogo atingiu área rural de Nova América, distrito de Caarapó, na tarde desta segunda-feira (21); imagens mostram a dimensão das chamas

Cotidiano

Universidade lamenta morte precoce de estudante após acidente em Bela Vista

Jovem descansava em uma rede quando a estrutura desabou sobre ela na noite do último domingo (20)

Mundo

Irã crítica decisão dos EUA de negarem vistos a jornalistas para reunião da ONU

Porta-voz afirmou que medida é tentativa de esconder a verdade e fez comparação com a Guerra Fria

Famosos

Rivais? Esposa de Ludmilla ignora Anitta em coroação na Grande Rio

Brunna Gonçalves é musa da Grande Rio, escola de samba que agora tem Anitta como rainha de bateria