Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1947 – Presidente Dutra inaugura ponte do rio Paraguai

Ponto alto da agenda presidencial foi a entrega da "maior ponte do continente"
Opinião -
1947 – Presidente Dutra inaugura ponte do rio Paraguai

Em sua primeira visita ao seu Estado natal, no cargo de presidente da República, o general Eurico Gaspar Dutra (filho de ), inaugura em em 20 de setembro de 1947, ponte ferroviária sobre o rio Paraguai e o alto forno da siderúrgica local. O Jornal (do Rio) acompanhou o presidente em sua viagem ao Sul de Mato Grosso. O ponto alto da agenda presidencial foi a entrega a do que o matutino carioca intitulou de “a maior ponte do continente”:

O chefe do governo, em ato a que estiveram presentes altas autoridades da República, inaugurou solenemente a ponte internacional “Presidente Eurico Gaspar Dutra”, sobre o rio Paraguai. Revestiu-se de brilhantismo e imponência a significativa solenidade inaugural do grande empreendimento, que contou com a presença, além das autoridades, da população local, declarando pouco depois inaugurada a importante obra que deverá deverá desempenhar um grande papel no tráfego internacional do futuro, nesta região, com os trabalhos que se ativam na Estrada de Ferro Brasil-Bolívia, para a ligação transcontinental Santos-Arica.

A ponte é toda de cimento armado e do tipo mais moderno e de rara beleza. A grande obra possui, no canal do rio, para permitir a navegação, 25 metros de altura acima do nível das cheias, e para conseguir tal altura foram construídos dois grandes viadutos inclinados sendo um de ascensão e outro de descida.

2.000 METROS DE COMPRIMENTO – Seu comprimento total é de quase dois mil metros, dos quais novecentos constituem o viaduto de acesso do lado do Porto Esperança, com 4 arcos de noventa metros e um de cento e dez no leito do rio, sendo mais de quinhentos metros de descida nos patamares da margem direita do Paraguai, onde prosseguirão os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil rumo a Corumbá e ligação à E. F. Brasil-Bolívia, consubstanciando o velho dos dois povos irmãos. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil passará, com a inauguração da “Ponte Presidente Eurico Dutra”, a desempenhar função da maior relevância, cooperando no setor ligado aos transportes nacionais, evidenciando-se do mesmo modo a ação dos nossos homens públicos, no empenho de servir cada vez melhor aos interesses do Brasil.

A ponte inaugurada pelo presidente Dutra foi iniciada em 1938 no governo de Getúlio Vargas.

O primeiro compromisso do presidente Gaspar Dutra em Corumbá foi a sua recepção pela população na praça central da cidade:

Um dos espetáculos mais imponentes a que assistimos, na tarde de ante-ontem, nesta próspera cidade foi a espontânea e ruidosa manifestação que o povo corumbaense prestou ao presidente Eurico G. Dutra, na praça da Independência.

Nesta atmosfera de civismo o presidente da República depositou uma coroa de flores no pedestal da estátua do marechal Antonio Maria Coelho, herói da batalha que resultou na retomada da cidade de Corumbá das mãos do paraguaios em 1867.

Antes da entrega oficial da ponte sobre o rio Paraguai, o presidente participou da inauguração do alto-forno da siderúrgica local:

Por ocasião da visita presidencial à Sociedade Brasileira de Siderurgia, foi inaugurado o alto-forno “General Eurico Dutra”. Falando no ato o presidente daquele estabelecimento industrial, sr. Jorge Chamma, salientou perante o chefe do executivo a importância do arrojado empreendimento para a economia matogrossense. Entre outras coisas afirmou o sr. Chamma que a Sociedade Brasileira de Siderurgia contribuiu para dar emprego a mais de 3.000 operários que antes dedicavam as suas atividades em ocupações menos rendosas. Frisou ainda o orador as dificuldades que se opõem ao incremento dos trabalhos industriais nesta área do território de Mato Grosso em virtude da carência de transportes e de outros subsídios indispensáveis.

Adiantou que foi ponderando exatamente tudo isso que o presidente Eurico Gaspar Dutra resolveu inspecionar os trabalhos em curso, a fim de conhece-lo de perto, bem como com o fito de apressar a solução para determinados e urgentes problemas. Finalizou, declarando que a Sociedade Brasileira de Siderurgia fora criada exclusivamente para servir o Brasil.

Antes de se retirarem o presidente e sua comitiva assistiram a uma “corrida” de ferro gusa.

De Porto Esperança, em trem especial o presidente Dutra seguiu para e Campo Grande, onde encerrou sua viagem ao Sul de Mato Grosso.

Em Corumbá o anfitrião do presidente Eurico Gaspar Dutra foi o prefeito Artur Marinho.

FONTE: O Jornal (RJ) 23 de setembro de 1947.

50 ANOS DO ASSASSINATO DE LUDINHO, O MAIS RUMOROSO SEQUESTRO DO SÉCULO XX

Relembre ou conheça o episódio de violência que marcou Campo Grande e Mato Grosso em 1976 e é considerado um dos sequestro mais truculentos do Brasil em todos os tempos. Este livro do jornalista Sergio Cruz revê a história do sequestro e morte do jovem milionário, Ludio Coelho Filho, o Ludinho.

CLIQUE AQUI E PEÇA JÁ O SEU EXEMPLAR

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Homem vai até a casa da mãe para tratar sobre ração de cachorro e leva facada do cunhado no peito

Homem vai até a casa da mãe para tratar sobre ração de cachorro e leva facada do cunhado no peito

Escritório de advocacia. (Foto: Magnific, Reprodução)

Vizinhos arremessam dejetos de esgoto em escritório de advocacia de Campo Grande: ‘Vocês vão ver’

Memphis Depay em campo. (Foto: Rodrigo Coca, Agência Corinthians)

Memphis pede desculpas à torcida do Corinthians por pênalti perdido: ‘Estou de coração partido’

dentista paciente preso

‘Seu marido não dá conta?’: Paciente intimida dentista em UPA de Campo Grande e termina preso

Notícias mais lidas agora

reajuste tarifa

Em meio à intervenção, donos do Consórcio Guaicurus recorrem à Justiça por aumento de tarifa

Debate Midiamax 2026 tem maior rede de jornalismo de Mato Grosso do Sul para transmitir confronto

Debate Midiamax 2026 tem maior rede de jornalismo de Mato Grosso do Sul para transmitir confronto

Conhece? Flor diferentona chama atenção por ‘desabrochar’ depois de secar; entenda como isso acontece

Conhece? Flor diferentona chama atenção por ‘desabrochar’ depois de secar; entenda como isso acontece

São Paulo vence o Flamengo de novo e vai à final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

São Paulo vence o Flamengo de novo e vai à final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

Últimas Notícias

Esportes

Vasco confirma bom momento no ano, goleia o Coritiba e ‘dorme’ fora do Z-4

Time agora terá tempo para se adaptar ainda mais ao estilo de jogo de Pedro Emanuel

Polícia

Gerente de banco descobre que seu carro está sendo rastreado em Campo Grande

Rastreador foi encontrado preso com uma fita isolante no parte interna de um dos paralamas traseiros do carro

Esportes

Vanderson é convocado por Ancelotti e substitui lesionado Wesley na seleção brasileira

Na convocação original, divulgada no dia 9, Ancelotti havia escolhido Wesley, da Roma, e Matheuzinho, do Corinthians, para a lateral direita.

Esportes

Gabigol decide no fim, Santos bate Remo e conquista quarta vitória seguida no Brasileirão

Resultado leva o Santos aos 38 pontos e confirma a quarta vitória consecutiva da equipe na Série A