Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Dois pesos e duas medidas’, diz CDL sobre parcelamento do ISS ao Consórcio Guaicurus

Após os vereadores da Câmara de Campo Grande aprovarem a retomada escalonada da cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ao Consórcio Guaicurus, os micro e pequenos empresários de Campo Grande questionaram a medida. Isso porque setor empresarial de pequeno porte da Capital paga o imposto integralmente, sem a possibilidade de escalonamento como […]
Arquivo -
(Mariane Chianezi/Arquivo Midiamax)
(Mariane Chianezi/Arquivo Midiamax)

Após os vereadores da Câmara de aprovarem a retomada escalonada da cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ao Consórcio Guaicurus, os micro e pequenos empresários de Campo Grande questionaram a medida. Isso porque setor empresarial de pequeno porte da Capital paga o imposto integralmente, sem a possibilidade de escalonamento como foi privilegiado a empresa que detém o transporte público da cidade.

O presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, disse por meio da assessoria de imprensa que lamentou a vantagem dado pelo município ao Consórcio, não oferecendo o mesmo para as micro e pequenas empresas de Campo Grande.

“Diante da atual que vivemos a CDL Campo Grande não é contra a nenhuma redução ou fracionamento de valores do ISS seja qual for o setor da economia. O que nós lamentamos profundamente é que tais vantagens oferecidas pelo município não chegam aos pequenos e micros.  Infelizmente vimos prevalecer dois pesos e duas medidas”, disse Adelaido ao Jornal Midiamax.

Volta do ISS ao Consórcio Guaicurus

Aprovada em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar 654/19 sobre a retomada escalonada da cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), teve 21 votos a favor e seis contrários.

Não aprovaram o projeto os vereadores (PSDB), Dr Lívio (PSDB), Dr Loester (MDB), Wilson Sami (MDB), (SD) e Vinícius Siqueira (DEM). O presidente João Rocha (PSDB) não vota e o vereador Otávio Trad (PTB) faltou a sessão por estar em A emenda de Siqueira, que pedia a retomada da cobrança dos 5% do imposto integralmente, foi rejeitada por 19 votos.

O parlamentar usou duas vezes a tribuna para defender que o Consórcio tem um contrato superavitário com a Prefeitura e que, mesmo com a retomada da cobrança integral do imposto, não deveria repassar o custo ao consumidor final, aumentando a tarifa.

Projeto

De acordo com o projeto, o imposto será cobrado novamente de maneira progressiva, sendo 1,5% no ano que vem, 3% em 2021 e mais 2% em 2022.

Após uma reunião que durou mais de duas horas, o presidente da Câmara de Campo Grande, vereador João Rocha (PSDB) afirmou que o possível impacto na tarifa do ônibus com o retorno progressivo da cobrança do ISSQN (Imposto Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) é uma ‘discussão que não cabe aos vereadores‘.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

mae de eliza samudio perfil bruninho

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Lei obriga prefeito de Antônio João a publicar estoque atualizado de medicamentos

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Em audiência, Agetran promete melhorias na ciclovia da Avenida Cônsul Assaf Trad

Últimas Notícias

Polícia

Identificado homem executado no estacionamento de shopping em Pedro Juan Caballero

Vítima fatal é o brasileiro Jonathan Medeiros da Fonseca, brasileiro de 31 anos. Motorista do carro também foi atingido, mas conseguiu fugir

Mundo

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Trump afirmou que deve manter a porcentagem das tarifas contra o país

Emprego e Concurso

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Profissionais irão atender desde Atenção Primária até serviços de urgência e emergência

Polícia

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e deixa idoso com queimaduras em Campo Grande

Segundo a familiar, o idoso foi sedado e está sendo medicado no CRS Nova Bahia