Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coxim também rejeita Prosseguir e flexibiliza restrições contra Covid-19

Cidade estava na bandeira vermelha e prefeito alega que economia já foi sacrificada
Arquivo -
Servidores de Coxim já receberam a primeira parcela
Servidores de Coxim já receberam a primeira parcela

A prefeitura de , cidade no norte de Mato Grosso do Sul, rejeitou as recomendações do (Programa de Saúde e Segurança da Economia) e flexibilizou as restrições contra a Covid-19. O decreto foi assinado na quinta-feira (17).

O programa do Governo do Estado classificou o município na bandeira vermelha, quando há alto risco de transmissão do novo coronavírus. Nesse caso, a recomendação é de o toque de recolher seja das 21h às 5h.

Porém, a gestão municipal estabeleceu que a restrição de circulação vai das 22h às 5h. O comércio, que não poderia funcionar sob a bandeira vermelha, está liberado com algumas normas sanitárias.

Estabelecimentos do ramo de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e padarias, devem observar o respeito ao distanciamento de 1,5 metro em filas e de 2 metros entre mesas. A lotação será de 40% da capacidade máxima e o uso de máscara e a higienização com álcool 70% INPM continuam obrigatórios.

As mesmas regras se aplicam a supermercados e assemelhados. A exceção é o limite de entrada, que deve ser de uma pessoa por família, e a apresentação de comprovante de desinfecção do prédio a cada semana à prefeitura.

Durante transmissão ao vivo na rede social Facebook, o prefeito Edilson Magro (DEM) lembrou que foram tomadas medidas rígidas durante o feriado prolongado de Corpus Christi, e que não é mais o momento de penalizar comerciantes e demais trabalhadores noturnos.

“Todos os segmentos foram sacrificados, os cantores, os artistas que se apresentam na noite foram prejudicados, os empresários, os comerciantes, donos de pousados e ranchos também. São medidas que tivemos que tomar para cuidar da saúde das pessoas e peço a compreensão. Flexibilizamos algumas coisas por entendermos que os comerciantes precisam trabalhar. Peço a todos que cumpram os protocolos, não deixem que hajam aglomeração, não deixem que pessoas fiquem sem máscara e sigam o distanciamento”, declarou.

Magro explicou ainda que se reuniu com representantes do comércio e do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul). “Se aumentar o número de casos, vai ter que aumentar as restrições de novo. A Vigilância [Sanitária] estará nas ruas com a Polícia Militar”, frisou.

Contrariedade

Coxim se junta a outros municípios que contestam a avaliação extraordinária do Prosseguir da semana passada. A pedido da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o governo colocou 43 cidades na bandeira cinza, com risco extremo de transmissão.

Campo Grande foi a primeira a contestar a avaliação, sustentando que o comércio não pode ser penalizado pela alta de casos. Os dados da prefeitura, aliás, mostram que a Capital já passou pelo pior momento da pandemia. também pediu reavaliação, que foi aceita. São Gabriel do Oeste teve o pedido recusado. Ponta Porã e Três Lagoas aguardam decisão.

Em nota, o governo se limitou a alertar que os prefeitos devem arcar com esses atos. “O Estado entende que cumpriu o seu dever, com base em dados técnicos, e cabe ao Ministério Público, órgão de controle e fiscalização, a tomada das medidas legais cabíveis. Por fim, o Estado alerta aos prefeitos que adotarem medidas mais flexíveis das previstas no Decreto Estadual, que assumam a responsabilidade sobre as consequências decorrentes de seus atos”, diz o texto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados registra queda de temperatura com frio de 13°C nesta terça-feira

Com fim do prazo, PSDB de MS pode ficar sem chefia até decisão da Nacional

limão

LISTA: preço do limão-taiti cai 9% e cebola segue em alta na Ceasa-MS

GAROTO DE 13 ANOS PESCA PEIXE DE 179 MATO GROSSO DO SUL 2

‘Demorou meia-hora pra tirar da água’: Jovem de 13 anos pesca peixe de quase de 1,80 metros em MS

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Empresário que agia com irmão em fraudes de R$ 68 milhões em MS tenta se livrar de tornozeleira

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

É ela? Resultado do teste de DNA de mulher que afirma ser Madeleine McCann é divulgado

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz ter recusado oferta de aliados do Oriente Médio para entrar em Gaza e destruir Hamas

Republicano disse que "ainda há esperança de que o Hamas faça o que é certo"

Famosos

Pais de Ana Castela desaprovam namoro com Zé Felipe? Entenda polêmica

Ana Castela resolveu se pronunciar após surgirem rumores de que os pais não aprovam o romance com Zé Felipe

Transparência

Prefeitura é pressionada a reestruturar Controladoria do Município de Anastácio

Órgão atual tem apenas uma servidora em cargo comissionado

Polícia

Apreendido por morte do amigo, adolescente tentou enterrar espingarda em Nova Andradina

Vinícius de Souza Reis da Rosa morreu após ser atingido com um tiro de espingarda na cabeça