Defesa Civil emite alerta para queda brusca de temperatura e risco de temporal em Mato Grosso do Sul Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defesa Civil emite alerta para queda brusca de temperatura e risco de temporal em Mato Grosso do Sul

Queda brusca na temperatura deve ocorrer a partir da noite desta segunda-feira
Karine Alencar -
Dia amanheceu com neblina. (Foto: Léo de França/Jornal Midiamax)

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu alerta para queda brusca na temperatura e risco de temporais em Mato Grosso do Sul a partir da noite desta segunda-feira (22), conforme dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Segundo o prognóstico, o avanço do sistema frontal aumenta a possibilidade de chuvas intensas, tempestades e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h em diversas regiões do Estado. Além da frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica localizada entre o Paraguai e a Bolívia contribui para a formação de instabilidades, favorecendo a ocorrência de temporais e acumulados expressivos de chuva.

Assim, a Defesa Civil orienta que a população acompanhe as previsões meteorológicas e redobre os cuidados, principalmente durante a ocorrência de ventos fortes, descargas elétricas e possíveis alagamentos. Outro fator que chama a atenção é a queda acentuada das temperaturas nos próximos dias.

Onda de frio

Segundo o Cemtec, a massa de ar frio associada à frente fria poderá provocar a onda de frio mais intensa registrada em Mato Grosso do Sul em 2026 até o momento, com potencial para registrar as menores temperaturas do ano.

As previsões indicam mínimas entre 0°C e 2°C em algumas localidades da região sul do Estado, com possibilidade de formação de geadas. Nas demais regiões, os termômetros também devem registrar temperaturas significativamente mais baixas.

O órgão alerta ainda para a ocorrência do fenômeno conhecido como “mínimas invertidas”, quando as menores temperaturas são registradas durante a tarde ou à noite, e não nas primeiras horas da manhã, como normalmente acontece.

Na quarta-feira (24), a previsão aponta para continuidade das chuvas e tempestades, principalmente nas regiões centro, norte, Pantaneira e nordeste. Já na quinta-feira (25), as instabilidades devem ficar concentradas nas regiões norte e nordeste, enquanto o tempo tende a permanecer firme nas demais áreas.

Diante da previsão, a Defesa Civil recomenda atenção especial a crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos, além da adoção de medidas preventivas para enfrentar o frio intenso previsto para os próximos dias.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem sequestra e mata colega de trabalho após demissão de padaria em Piracicaba

É real? João Lucas expõe a verdade após suposta gravidez de Sasha Meneghel vir à tona

Avião do tráfico apreendido em MS vai a leilão com lance de R$ 275 mil

hidrovia soraya

Em audiência, Soraya pede suspensão de licitação da concessão da Hidrovia Paraguai-Paraná

Notícias mais lidas agora

‘Sumido’ há 5 anos em ações, ex-nomeado de Gerson Claro no Detran-MS é achado em 3 dias

Operação com EUA apreendeu caminhão com 130 toneladas de cocaína em madeira de Corumbá

As inscrições da 2ª Corrida Sicredi estão abertas com vagas limitadas

Três pessoas morrem durante ataque a tiros em Montreal

Últimas Notícias

Polícia

Ninguém foi preso em esquema internacional que usava madeira para esconder cocaína em Corumbá

As autoridades aguardam o exame conclusivo da amostra encaminhada para Campo Grande

Cotidiano

Receita paga 2º lote da restituição do Imposto de Renda nesta terça-feira 

A Receita Federal paga a restituição do Imposto de Renda a 9,5 milhões de contribuintes do Brasil nesta terça-feira (22). Este é considerado o maior lote de restituição da história, com valor total de R$ 16 bilhões. O valor pago será igual ao do 1º lote deste ano. O pagamento contempla o segundo lote da … Continued

Cotidiano

Filhote de veado não foi abandonado: entenda o que fazer ao encontrar animais silvestres

Animais da espécie ficam sozinhos quando a mãe sai à procura de alimentos e não é necessário recolher o cervo

Esportes

Onde assistir: Noruega e Senegal entram em campo pela segunda rodada da Copa

Seleções se enfrentam nesta noite, em Nova Jersey, pela segunda rodada do Grupo I