Samir Xaud, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), visitou o estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, na manhã desta quarta-feira (2), em Campo Grande. A visita foi o primeiro compromisso do presidente na Capital — ele ainda participará de cerimônia no Bioparque Pantanal e inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol.
Na visita ao estádio, Samir Xaud esteve acompanhado do presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrállas, do presidente da FMT (Federação Matogrossense de Futebol), Diogo Pécora, do coordenador-geral do Morenão, André Chita, e de outros dirigentes do interior de MS.
Atualmente, o estádio passa por reformas, com implementação da nova grama. As obras custaram em torno de R$ 1,8 milhão e foram financiadas pela CBF, em parceria com a FFMS. Depois, o Governo do Estado deve iniciar melhorias na parte estrutural do Morenão, com investimento de cerca de R$ 17 milhões.
“Houve a desocupação de todo o estádio por parte da universidade; foram retirados praticamente 60 caminhões de terra. Já está concluída a parte de irrigação, que já foi testada e computadorizada. Agora, estão fazendo o nivelamento com os caminhões de areia e, posteriormente, será feito o plantio da grama”, explicou André Chita, à frente da coordenação do estádio.

Chita elogiou a postura de Xaud e disse que tem expectativa de retomar as partidas no Morenão em janeiro de 2027. “Muito bacana, muito solícito, muito leve. Eu fiquei surpreso, não o conhecia pessoalmente. Ele ficou muito contente com a aquisição do estádio através do Governo do Estado. Ele ficou muito feliz, muito tranquilo e muito leve”, afirmou o coordenador.
“O governador Eduardo Riedel já está em tratativa com o EPE (Escritório de Políticas Estratégicas) e estamos tendo a visitação de grandes empresários para uma possível PPP (Parceria Público-Privada)”, completou. O objetivo é, em torno de dois anos, tornar o estádio uma arena para shows, eventos e “até jogo de futebol”.
“Eu até brinquei numa das reuniões. Eu creio que, em dois ou três anos, a gente já vai ter uma arena aqui que até jogo de futebol vai ter. Até a gente brinca nas reuniões, que vai ser a cereja do bolo. Esse é o objetivo, não tem como nós querermos manter o Morenão, enquanto Governo do Estado, sem uma parceria público-privada”, completa.
Cerimônia e inauguração de Centro
Após a visita ao Morenão, Samir Xaud estará no Bioparque Pantanal às 15h desta quarta (2). No local, ele atenderá a imprensa sul-mato-grossense pela primeira vez. Depois, às 17h, o presidente participa de uma cerimônia de homenagens no auditório do aquário, onde receberá o título de Visitante Ilustre de Campo Grande.
Já na quinta-feira (3), às 8h30, Samir Xaud participa da inauguração do Centro de Desenvolvimento de Futebol, localizado na Avenida Tamandaré, 11.297, na Vila Nasser. A estrutura faz parte do projeto Legado da Copa de 2014, promovido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol).

Primeira visita em 17 anos
Com a vinda de Samir Xaud a Campo Grande, Mato Grosso do Sul volta a receber um presidente da CBF após 17 anos, conforme apuração do Jornal Midiamax. A última vez em que um presidente da confederação esteve em MS foi em 2009, quando Ricardo Teixeira acompanhou a partida entre Brasil e Venezuela, no Morenão, pelas Eliminatórias da Copa.
Desde então, não há mais relatos de outros presidentes da CBF que vieram a Mato Grosso do Sul durante seus mandatos. Depois, passaram pelas confederações José Maria Marin (2012-2015), Marco Polo Del Nero (2015-2017), Coronel Nunes (2017-2019), Rogério Caboclo (2019-2021) e Ednaldo Rodrigues (2021-2025).
No entanto, não há dados oficiais sobre visitas de presidentes da CBF ao Estado. A informação pode ser corrigida futuramente em caso de manifestação da CBF ou da FFMS sobre a estatística.





💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Nichole Munaro)










