Pular para o conteúdo
Geral

PMA oferece curso de taxidermia em Aquidauna

Nesta segunda (22) a Polícia Militar Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da unidade de Aquidauana, ministrará mais um curso de taxidermia, que é a arte de empalhar de animais. O curso será feito com animais silvestres mamíferos e tem como objetivo preparar os policiais para aproveitamento de animais […]
Arquivo -

Nesta segunda (22) a Polícia Militar Ambiental em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da unidade de Aquidauana, ministrará mais um curso de taxidermia, que é a arte de empalhar de animais.

O curso será feito com animais silvestres mamíferos e tem como objetivo preparar os policiais para aproveitamento de animais atropelados, ou que morrem no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, fazendo taxidermia e os utilizando em oficinas de educação ambiental, em especial em escolas públicas e privadas, para discutir os problemas relacionados à fauna.

Segundo a PMA, após empalhados, os animais são utilizados para aulas de educação ambiental. Inclusive um dos animais que será empalhado será a onça parda que morreu atropelada no último dia 10.

Ela morreu no anel rodoviário que liga a saída de e Terenos em Campo Grande.

Biologia

Já na UFMS, segundo a PMA o objetivo é preparar os acadêmicos do curso de Biologia, para produzir material para composição do acervo de museus e ainda poderem ter contato com animais da nossa fauna, manuseando-os e adquirindo, além dos conhecimentos de taxidermia, conhecimento de anatomia.

O material deste curso será para constituir o museu de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana.

O curso contará com a presença de 3 policiais da PMA de Amapá , 10 da PMA do Estado e 30 alunos da UFMS de Aquidauana.

Visitantes

Segundo a PMA, os policiais do Amapá participam do segundo curso para aprenderem a técnica de taxidermia para constituir museus para fazerem Educação Ambiental em seu Estado, nos moldes, que é trabalhada em Mato Grosso do Sul. Eles ainda participarão do curso de répteis e de peixes no próximo ano, completando o aprendizado em aves, répteis mamíferos e peixes.

Serviço

O curso, que será realizado no laboratório da UFMS de Aquidauana durará até a sexta-feira (dia 26). Este é o terceiro curso de Taxidermia de Animais Silvestres realizado pela PMA neste ano. Os dois anteriores (mamíferos e répteis) foram realizados para a formação do museu de Educação Ambiental da Subunidade da PMA de , quando foram montados 70 animais silvestres. Tais animais já estão sendo utilizados nos trabalhos de Educação Ambiental.

O curso é ministrado pelos Policiais Militares Ambientais (taxidermistas) Gláucio Mendes de Souza (Biólogo), Vilson da Silva Souza (estudante de Biologia) e Claudeir Mikoleite (Gestor Ambiental).

Taxidermia

A taxidermina é uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, há cerca de 2.500 a.C. Popularmente o termo “empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar”, entretanto, há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

Utilizada para fins de conservação de animais que podem ser utilizados na composição de coleções didáticas, científicas em museus de história natural, a Taxidermia permite que os alunos conheçam os animais da fauna brasileira, sua anatomia e fisiologia, ecto e endoparasitas, entre outros. A técnica tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Gêmeo morre após se envolver em acidente de carro com o irmão

Acidente aconteceu na MS-430, em São Gabriel do Oeste; três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência

Mundo

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Chen ganhou Nobel em 1957 por pesquisar as chamadas leis das paridades, que contribuíram para descobertas sobre partículas elementares

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro