Pular para o conteúdo
Geral

Programação da Semana de Assistência Social começa no Centro Vovó Ziza

Os avanços alcançados na construção e fortalecimento da Política Pública de Assistência Social, bem como a sinalização dos desafios a serem enfrentados estarão em discussão na Semana da Assistência Social que será aberta nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza (rua Joaquim Murtinho, […]
Arquivo -

Os avanços alcançados na construção e fortalecimento da Política Pública de Assistência Social, bem como a sinalização dos desafios a serem enfrentados estarão em discussão na Semana da Assistência Social que será aberta nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza (rua Joaquim Murtinho, 5160). A solenidade será aberta pelo prefeito em exercício, Edil Albuquerque, pela secretária de Políticas, Ações Sociais e Cidadania, Nilva Santos e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janice Medina.

O evento, promovido pela Sas, contará com a presença de representantes da rede sócioassistencial (órgãos governamentais e não governamentais) e terá o lançamento da Política Municipal de Assistência Social, aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência. A Sas apresentará também o documento que relata o Mapeamento dos Índices de Inclusão/Exclusão Social de que revela os avanços e desafios da implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) na capital com o relatório de serviços da proteção social básica e proteção especial.

O Dia Nacional da Assistência Social é comemorado em 7 de dezembro, instituído pela Lei n. 11.162, de 5 de agosto de 2005. Essa data reflete os compromissos e responsabilidades do poder público, sociedade civil e controle social no enfrentamento de vulnerabilidade, risco social e desrespeito aos direitos humanos no âmbito da Política de Assistência Social. De acordo com a secretária de Políticas, Ações Sociais e Cidadania, Nilva Santos, os avanços alcançados por essa Política Pública muito mais que estruturar sistemas, programas e serviços, implicam em alterações no modo de pensar e agir da sociedade e das representatividades das três esferas do poder público.

Assistência Social no Brasil – Na década de 1940 a prática da assistência social perpassava o princípio da caridade, filantropia e solidariedade religiosa, com vias de uma prática da sociedade civil para amenizar o sofrimento dos pobres. Nas décadas de 1950 e 1960, houve intensa mobilização social expressa no movimento sindical o que viabiliza na década de 1970 mudanças econômicas e políticas apresentando novas demandas sociais. Já na década de 1980, a expressão da nova forma de organização e participação popular viabiliza a promulgação da Constituição Federal de 1988 onde a Assistência Social é assegurada como direito do cidadão e dever do Estado.

A partir do novo panorama político e social garantido pela Carta Magna, a década de 1990 passa a ser marco histórico dos movimentos sociais e possibilita a Criação da Lei n° 8.742, de dezembro de 1993, Lei Orgânica de Assistência Social. Em 2004, por meio da Resolução n° 145, o Conselho Nacional de Assistência Social, considerando a proposta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 23 de junho e reuniões posteriores aprovam o texto da Política Nacional de Assistência Social que institui o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A partir daí, salienta a secretária Nilva Santos, a assistência social passa de uma ordem de favor e caridade para um Direito Social. “Tais quebras de paradigmas de tamanha abrangência, complexidade e qualidade passaram a ser incorporadas nas práticas dos profissionais responsáveis pela implantação e implementação de Políticas Públicas de Assistência Social no Brasil”, ressalta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia prende suspeito de matar Andreia oito dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor

Polícia

Brasileiro executado em shopping recebeu 16 tiros em Pedro Juan Caballero

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília

Cotidiano

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Moradores terão atendimentos em saúde, beleza, assistência social, cidadania, emprego, documentação, serviços administrativos, entre outros