Pular para o conteúdo
Geral

Reintegração de posse de local onde funciona projeto revolta alunos e mães

No local eram oferecidas aulas de artes marciais para 150 crianças e adolescentes
Arquivo -

No local eram oferecidas aulas de artes marciais para 150 crianças e adolescentes

A Justiça cumpriu na tarde desta sexta-feira (23), a reintegração de posse de um salão, onde funcionava um projeto social no Bairro Tiradentes, em . Pouco antes da chegada do oficial de Justiça alunos, professores e mães foram até o local para demonstrar a revolta com a decisão.

Unanimidade entre pais e alunos é que o Projeto Guerreiros do Amanhã tirava crianças e adolescentes das ruas e incentivava boas notas na escola por meio do esporte. No local eram oferecidas aulas de artes marciais para 150 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, durante a tarde e a noite.

O problema é que a área é da Prefeitura e foi cedida por uma vizinha do espaço, a pastora Yara Estevão, que tem a posse do local e é a responsável por um centro de recuperação para dependentes químicos que já funcionou no espaço. Especificamente onde as aulas ocorrem, era o templo do centro. No entanto, ela entrou na Justiça e conseguiu liminar para tirar o projeto de lá.

As mães destacam que tudo no centro é gratuito. Os professores, voluntários, contam que não recebem nada para dar aulas e que ainda custeiam quimonos, inscrições em campeonatos e até a viagem de alunos que foram competir.

A dona de casa Tamara Aparecida Goes foi até o local no momento da reintegração de posse e lamentou a desativação do projeto. Ela conta que os dois filhos, de 10 e 12 anos, participam do projeto e que a iniciativa é boa para toda a comunidade.

“A gente fica chateada, muito triste, mas não pode se render porque é bom para toda a comunidade. Não são só as aulas. Tem acompanhamento de psicólogo, fisioterapeuta”, comenta a mãe.

Meire Chermont é avó de um dos alunos. Ela diz que o neto tem 25 anos, é cadeirante e participa das aulas. “Estava tudo sujo e jogado. Agora, as crianças estão felizes”, afirma.

A adolescente Julia do Nascimento Martins, de 17 anos, é aluna e também voluntária no projeto. Ela diz que durante os sete meses que está no projeto todos criaram um vínculo. “É uma família que está sendo destruída”, diz Julia. A adolescente explica que o projeto já tirou crianças que, segundo ela, estavam “no caminho errado”.

“Para participar tinha que trazer o boletim. Se não tiver boas notas não treina. Ajuda na escola, no respeito aos pais. Aqui dentro é só esporte. Agora não sabemos o que vai ser feito”, lamenta a adolescente.

Com medo, pais e alunos dizem que o boato é de que o local vai virar uma fábrica de sabão para detentos, que Yara tem um convênio com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Eles dizem que há desvio de verbas, que o local está desativado há anos.

Yara rebate as informações e diz que possui toda a documentação que comprova a posse e que as contas estão em dia. A pastora diz que o centro de reabilitação nunca foi desativado, que o local não foi abandonado e que já funcionou um projeto para crianças, mas que possuía 20 alunos. Ela diz que o local não suporta a quantidade atual de crianças e adolescentes e diz que o local vai voltar a ser o templo espiritual do centro de reabilitação. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De surpresa, Ana Castela solta a voz e dança com Leonardo em show: ‘Modão com o sogro’

Campo Grande tem queda no valor do aluguel pelo 2º mês consecutivo e preço do m² a R$ 35,67 

Jornalista é atingida por motorista bêbada no Jardim dos Estados

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Crianças de 7 e 9 anos são encontradas sozinhas e mãe é conduzida para delegacia

Últimas Notícias

Variedades

VÍDEO: Gafe! Miss Panamá escuta nome errado e causa climão no Miss Grand International

Miss Panamá cometeu uma gafe daquelas durante a final do Miss Grand International; saiba detalhes do que aconteceu

Emprego e Concurso

Cerca de 8 mil candidatos fazem primeira etapa do Vestibular UFGD 2026 neste domingo

Inscritos no vestibular concorrem a 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação

Política

Refis e LOA: saiba detalhes dos projetos do Poder Executivo que deram entrada na Alems

Os dois projetos de lei serão analisados na CCJR nesta quarta-feira, dia 22

Cotidiano

Semana começa com temperaturas amenas e alerta de chuva intensa em cidades de MS

Aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica chuva de até 30 milímetros por hora