Pular para o conteúdo
Geral

COP-26: acordo não satisfaz a todos, mas é bom compromisso, diz secretária da ONU

“Nenhum acordo seria o pior resultado possível. Ninguém ganha”, disse Patricia Espinosa, a secretária do clima das Nações Unidas, à Associated Press neste domingo, 14, cerca de 15 horas depois de quase 200 nações concordarem com o que agora está sendo chamado de Pacto Climático de Glasgow. “Isso não satisfaz totalmente a todos”, afirmou. “Mas … Continued
Arquivo -
Secretária do clima das Nações Unidas
Secretária do clima das Nações Unidas

“Nenhum acordo seria o pior resultado possível. Ninguém ganha”, disse Patricia Espinosa, a secretária do clima das Nações Unidas, à Associated Press neste domingo, 14, cerca de 15 horas depois de quase 200 nações concordarem com o que agora está sendo chamado de Pacto Climático de Glasgow. “Isso não satisfaz totalmente a todos”, afirmou. “Mas nos leva para a frente. É um bom compromisso”, afirmou na entrevista.

O mundo conseguiu um acordo sobre o clima que, segundo especialistas externos, mostrou progresso, mas não sucesso. Não atingiu nenhum dos três objetivos da ONU: promessas que reduziriam as emissões mundiais de dióxido de carbono em cerca de metade, US$ 100 bilhões em ajuda climática anual de países ricos para países pobres e metade desse dinheiro para ajudar o mundo em desenvolvimento a se adaptar aos danos do aquecimento global.

Ainda mais decepcionante, uma grande economia mundial – a Índia – que já está passando por secas e calor extremo devido ao aquecimento global foi a nação que diluiu o acordo final com Glasgow. O compromisso era essencial quando uma proposta de última hora quase acabou com a chance de possível acordo.

“Estou satisfeita”, disse Espinosa. “Acho que é um resultado muito positivo no sentido de que nos dá uma orientação muito clara sobre o que precisamos fazer nos próximos anos.”

Um acordo climático por si só não bastará para limitar o aquecimento a 1,5 graus Celsius desde os tempos pré-industriais, disse Espinosa. Mas ela afirmou que isso define o cenário, criando um mercado de carbono, permitindo que mais dinheiro flua dos países ricos para os pobres, mesmo que os países pobres estejam insatisfeitos e digam que não é suficiente.

A Índia, o terceiro maior poluidor de carbono do mundo, cujo desenvolvimento é centrado no carvão, disse que não poderia permitir a linguagem histórica que pede a “eliminação” do carvão e o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis. Para muitos dos países, especialmente as pequenas nações em ilhas, que enfrentam ameaças da elevação dos mares, acabar com o carvão é fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tentar manter o aquecimento a um nível que permitiria que suas nações sobrevivam. Muitos países estavam dizendo a Espinosa e ao presidente da conferência, Sharma, que a linguagem de eliminação do carvão “tem que estar lá”. Mas nenhum acordo ou acordo sem a Índia era inaceitável.

Neste contexto, apareceram uma série de pequenas negociações. Muitas diante das câmeras, o que Espinosa disse ser importante para o mundo. Pequenas nações insulares foram consultadas. Elas não gostaram, mas assim como Espinosa e o enviado climático dos EUA John Kerry disseram não ter escolha. A Índia teria preferido nenhuma menção ao carvão, Espinosa disse. Em vez disso, a Índia propôs que a “eliminação gradual” se tornasse uma “redução gradativa” e país após país disseram que odiavam a ideia, mas a aceitavam. “Acho que é um exemplo claro de compromisso”, disse Espinosa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
relator

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Auxiliar de limpeza e operador de caixa são as funções com mais oportunidades nesta quinta

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Famosos

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Gabriela Moura e Daiane Sodré representaram o Brasil no palco do Victoria's Secret Fashion Show

Polícia

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

Ernahn deu entrada no hospital na noite de terça (14) e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15)

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira