Um ano após feijoada solidária, Maria comemora a última sessão de quimioterapia Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Um ano após feijoada solidária, Maria comemora a última sessão de quimioterapia

Família prepara homenagem em frente ao hospital para celebrar uma vitória construída com fé, solidariedade e resistência
Karina Campos -
Um ano após feijoada solidária, Maria comemora a última sessão de quimioterapia
Câncer causou fragilidade, mas não enfraqueceu Maria. (Arquivo pessoal)

Há pouco mais de um ano, Maria de Fátima Moreira mobilizou amigos e familiares para vender feijoadas e arrecadar dinheiro para continuar o tratamento contra um câncer raro na coxa esquerda. A ação virou notícia porque quase ninguém havia comprado marmitas, mas, após a história por trás do evento vir à tona, a população se uniu e fez a feijoada bombar. Neste sábado (8), a moradora de chega a um dos momentos mais aguardados dessa longa batalha: a última sessão de quimioterapia.

Para marcar a data, familiares e amigos vão se reunir em frente ao Hospital do Câncer em uma celebração de gratidão. Depois de anos de tratamento, Dona Fátima diz ao Jornal Midiamax que atravessou momentos de provação, medo, frustração e esperança, mas nunca deixou de acreditar.

“A avaliação é a melhor possível. Tivemos uma estabilidade, o que representa uma grande vitória, muito desejada por mim e pela minha família. A solidariedade se fez presente ao longo de toda esta caminhada”, conta a aposentada.

“Faço uma avaliação pessoal diante de tudo: mantive-me forte com a minha fé e com o apoio da minha família, amigos e pessoas solidárias. Estou vencendo essa batalha”, relata.

Batalha diária

A história da aposentada emocionou Campo Grande em 2025. Na época, a filha Rita Machado organizou uma feijoada beneficente para ajudar a custear as despesas do tratamento. No início, a venda das marmitas foi lenta, mas, depois que a história ganhou repercussão, a população abraçou a causa e a ação superou as expectativas.

“Claro que a necessidade financeira existiu e ainda existe. Por isso, os meus agradecimentos a todos que doaram e participaram de ações, como a feijoada beneficente, além das doações voluntárias e até mesmo das doações afetivas. Aquelas palavras de conforto ainda têm um grande efeito positivo em toda essa jornada.”

“Foram inúmeros obstáculos e inúmeros questionamentos sobre o porquê de passar por tal provação, assim como as dificuldades financeiras com relação ao tratamento.”

Luta contra o câncer

O sarcoma foi diagnosticado há oito anos, mas voltou de forma mais agressiva em 2025. Desde então, Dona Fátima enfrentou uma rotina exaustiva de sessões de quimioterapia, curativos, dores constantes, cansaço e dificuldade para se alimentar. O tumor, localizado na coxa esquerda, avançou para a região pélvica, o que tornou o tratamento ainda mais delicado.

Em meio ao diagnóstico e ao temor de uma “sentença de morte”, a família encontrou força para permanecer unida. A primeira cirurgia aconteceu em novembro de 2024 e, mesmo diante das dificuldades, os encontros familiares e as comemorações nunca deixaram de acontecer.

“Mas a nossa gratidão é grande só de saber que o tumor estabilizou, não diminuiu nem cresceu. Ela estava em tratamento paliativo. Porque estava na coxa, é um sarcoma de coxa, e ele subiu pra região pélvica e lá ele parou, Graças a Deus.”

A comemoração pela última sessão de quimioterapia está marcada para as 8h30 deste sábado (8), em frente ao Hospital do Câncer.

“Foi uma caminhada de muita luta, coração firme, fé e coragem. Agora é hora de agradecer a Deus, comemorar essa vitória e encher o coração dela de amor, abraços, alegria e boas energias”, celebra Rita.

Maria de Fátima Moreira e família. (Arquivo pessoal)

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Deputado estadual Neno Razuk vai à sessão na Assembleia Legislativa após operação

Neno Razuk recorre ao STJ para se livrar da prisão após captura na Bolívia

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

VÍDEO: Bandidos batem carro roubado em muro de garagem na Avenida Bandeirantes

VÍDEO: Bandidos batem carro roubado em muro de garagem na Avenida Bandeirantes

Ficou parecido? Sósia de Vini Jr. faz harmonização facial para ficar igual ao jogador; veja

Ficou parecido? Sósia de Vini Jr. faz harmonização facial para ficar igual ao jogador; veja

Notícias mais lidas agora

Homem é esfaqueado 5 vezes por tio de menina de 3 anos estuprada em Campo Grande

Amber Alert: entenda o sistema que notificou desaparecimento de bebê sequestrada em MS

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

Protesto em Campo Grande tem oração contra feminicídio: ‘eles sabem o que fazem’

Em MS, maridos ‘de papel passado’ representam quase o triplo dos autores de feminicídios

Queda de helicóptero deixa quatro mortos em zona de mata no Rio de Janeiro

Queda de helicóptero deixa quatro mortos em zona de mata no Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Polícia

Idoso tem R$ 39 mil transferidos da conta sem autorização em Campo Grande

A vítima afirma que não recebeu ligações suspeitas nem acessou links desconhecidos

Polícia

Jovem é agredido com pedrada na cabeça e tem moto roubada na Vila Progresso

Vítima de 19 anos pediu ajuda à Guarda Civil Metropolitana no Terminal Morenão

Famosos

Larissa Manoela tem vitória na Justiça e se livra de contrato vitalício assinado pelos pais

Pais de Larissa Manoela assinaram contrato quando a atriz ainda era menor de idade

Cotidiano

Dia Internacional do Gato: MS tem pelo menos dois gatinhos a cada dez lares

Data é comemorada desde 2002 em todo dia 8 de agosto