Manifestação da Geração Z termina em confrontos na Cidade do México Pular para o conteúdo
Mundo

Manifestação da Geração Z termina em confrontos na Cidade do México

Participantes entoaram palavras de ordem contra a presidente Claudia Sheinbaum, além de exigir justiça pelo assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, morto no dia 1º
Osvaldo Sato -
Manifestantes da 'Geração Z' tentam invadir palácio presidencial do México. (Foto: Reprodução/X)

A Cidade do México registrou fortes confrontos entre manifestantes e a polícia na tarde deste sábado (15), durante uma marcha convocada pela chamada Geração Z, que também teve atos paralelos em outras cidades do país com participação de pessoas de diferentes idades, segundo a mídia local.

O protesto terminou em violência após um grupo de encapuzados derrubar parte do muro erguido para proteger o Palácio Nacional, sede do governo mexicano. A ação desencadeou choques com forças de segurança que acompanhavam a mobilização.

De acordo com os organizadores, a convocação foi direcionada prioritariamente à Geração Z e teve inspiração em movimentos recentes liderados por jovens em países como Peru e Nepal. Já o governo mexicano sugeriu que partidos tradicionais de oposição teriam contribuído para impulsionar os atos.

As autoridades contabilizaram centenas de feridos. O secretário de Segurança Pública da capital, Pablo Vázquez, afirmou em coletiva que 100 policiais ficaram feridos, com 40 deles precisando de atendimento hospitalar. Outros 20 civis também se machucaram, segundo disse ao veículo local Milenio.

Vázquez informou ainda que 20 manifestantes foram presos e outros 20 encaminhados para responder por infrações administrativas.

Durante a marcha, participantes entoaram palavras de ordem contra a presidente Claudia Sheinbaum e o partido governista Morena, além de exigir justiça pelo assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, morto em 1º de novembro.

A Geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, tem sido associada a movimentos de mobilização juvenil ao redor do mundo, usados como bandeira em protestos que buscam pressionar por mudanças sociais e políticas.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio em Ladário

Enchentes e alagamentos lideram preocupações ambientais nas capitais 

Polícia faz prisões e apreende veículo usado em dupla tentativa de homicídio em Rio Brilhante

Lideranças pedem ação conjunta sobre clima, biodiversidade e solo

Notícias mais lidas agora

Mato Grosso do Sul não será atingido por novo tarifaço dos Estados Unidos

Ex-vereador Paulo Lands deixa secretaria da Juventude após denúncia de assédio

consórcio

Usuários questionam Consórcio Guaicurus sobre segurança nos ônibus: ‘Tem como piorar?’

Homem morre após atirar contra guarnição da PM em Bonito

Últimas Notícias

Cotidiano

Com clima mais ameno pela manhã, quarta-feira será ensolarada em MS

Campo Grande registra mínima de 15ºC e máxima de 25ºC

Brasil

Sanções internacionais contra Justiça brasileira preocupam Fachin

Também ressaltou que os ataques contra cortes constitucionais têm ocorrido em diversos países

Cotidiano

TRF3 confirma a concessão de salário-maternidade em razão de parto de natimorto em MS

INSS indeferiu o pedido na via administrativa por falta de comprovação do período de carência

Brasil

Febraban rebate críticas dos EUA ao Pix e nega barreira à concorrência

A Febraban ressaltou que o Pix não tem fins comerciais