Os governos do Paraguai e dos Estados Unidos da América assinaram nesta terça-feira (4) um memorando de entendimento sobre cooperação estratégica no campo de assuntos nucleares civis. O movimento é mais uma aproximação do governo do presidente Donald Trump com seu aliado ideológico Santiago Peña.
O acordo foi selado pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países: Marco Rubio e Ruben Ramirez.
“Acho que este memorando de entendimento reflete essa cooperação contínua. Sempre tivemos fortes vínculos entre os Estados Unidos e o Paraguai e eles só ficaram mais fortes”, disse Rubio durante a cerimônia para a assinatura.
Ramirez, por sua vez, disse que os dois países estão trabalhando em segurança, comércio e investimentos. “Isso porque compartilhamos valores e princípios, liberdade, democracia, direitos humanos e Estado de Direito, que nos permitem trabalhar muito próximos um do outro”, disse.
Em paralelo, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone nesta terça-feira com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo o Kremlin, os líderes discutiram formas de fortalecer a relação bilateral em várias áreas”, ressaltando que “uma atenção particular deve ser dada à expansão e à diversificação do comércio bilateral”.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!








